Por Gabriel Amora*

Poucos físicos instigam a curiosidade dos leigos como Carlo Rovelli faz. Autor de obras de divulgação científica, o físico apresenta em A Ordem do Tempo várias explicações sobre o fluxo do tempo e como existimos nessa ideia relativa de presente, passado e futuro. De forma prosaica e lírica, o autor ainda responde as questões filosóficas que ele mesmo planta durante as quase 200 páginas da obra.

De modo calmo e paciente, Carlo Rovelli ainda rompe com algumas suposições em busca de revelações que, por mais estranhas que sejam, são entendíveis ao leitor desavisado. Isso porque ele une as ideias da ciência, literatura, filosofia e comentários sociais que oferecem uma nova camada naquilo que temos como percepção de fluxo. É perfeito.

Carlo Rovelli

Essa estrutura narrativa depende, obviamente, da bagagem do leitor. Rovelli mistura tudo para ficar mais fácil, mas nem tudo é altamente identificável. Basta ter a paciência de realizar uma tarefa de casa e pesquisar sobre aquela palavra ou comentário que gerou dúvidas. Fiz isso para passar para alguns capítulos. Passar direto seria um erro e uma cilada para a falta de compreensão do livro.

Carlo Rovelli

Pela Companhia das Letras, Carlo Rovelli também publicou Sete Breves Lições de Física (2015) e A Realidade não é o que parece (2017). Ele nasceu na Itália, é físico teórico e membro do Instituto Universitário Francês e da Academia Internacional de Filosofia da Ciência. Especialista no estudo da gravidade quântica, leciona na Universidade de Pittsburgh e mora na França.

 

O autor, além de físico e cosmologista, é um italiano conhecido por sua interpretação relacional com a mecânica quântica. E, através de um poder de síntese invejável, o escritor consegue falar de física com temas importantes e questionamentos que nos fazem pensar além da própria ciência. Em determinado momento reinterpretamos o que temos de filosofia em nossas vidas. Um trabalho primoroso que, infelizmente, poucos cientistas conseguem.

Serviço
A Ordem do Tempo
Carlo Rovelli
Preço sugerido: R$ 34,90
Companhia das Letras, Selo Objetiva

*Gabriel Amora é estudante de jornalismo e estagiário do caderno Vida&Arte. É crítico de cinema do O POVO, assinando a coluna Cinema & Séries. Assina também o Site Quarto Ato, um dos mais importantes portais de cultura pop do Ceará, e é membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles