As tensas relações entre mãe e filha e as diferentes formas de abuso dão o tom do livro No útero não existe gravidade, de Dia Nobre, que será lançado na próxima quarta-feira, 26 de maio, a partir das 20 horas, nas redes da Editora Penalux. O papo será mediado pela crítica literária Tamy Ghannam, do canal Literatamy.

Dia Nobre (Foto: Stella Paiva)

Este é o segundo livro da autora, que foi finalista do Prêmio Caio Fernando Abreu em 2020, e se apresenta como híbrido e desenterra as chagas íntimas e sociais das mulheres, explorando as relações tortuosas com a família e a sociedade, de forma a esculpir as relações. A obra, que pode ser lida tanto em formato de romance como em formato de contos, traz uma personagem feminina que é acompanhada da infância à vida adulta tentando remontar mentalmente um quebra-cabeça de memórias e momentos da mãe, após ser abandonada.

A personagem é carregada de inquietações, sobretudo a partir da constatação de que ela não possui contorno – que de acordo com a psicologia, seria um aspecto da constituição subjetiva do eu.

Com capítulos curtos e uma linguagem que flerta, o tempo todo, com a lírica poética, o romance, que não é autoficcional, mas traz elementos da vida da própria autora, debate, com profundidade e assertividade, a relação entre mães e filhas, o desejo de não maternidade e a pressão social sobre ele, já que, segundo a própria, viveu uma situação muito parecida com a da personagem, de se ver sem mãe – sem contorno – durante a adolescência.

(Foto: Stella Paiva)

Vale destacar que No útero não existe gravidade trata da trajetória da personagem, uma essa menina, tendo que se descobrir sozinha em meio a diferentes acontecimentos que são comuns às mulheres, como abuso sexual, assédio, automutilação, depressão, entre outras.

O livro traz ainda capa e ilustrações com colagens da escritora e artistas paraense Monique Malcher e, segundo a autora, é uma obra que as pessoas vão se identificar de imediato, sobretudo a partir do reforço da ideia de sororidade e de empatia com as dores de outras pessoas e, principalmente, de como se transformar estas dores em potência criativa.

Sobre a autora

Dia Nobre é escritora e Ph.D em História. Natural do Cariri cearense, atualmente trabalha em Petrolina, Pernambuco, como professora universitária desenvolvendo projetos ligados à literatura, história, lesbianidades e feminismo. Possui dois livros publicados na área da pesquisa histórica, O teatro de Deus (Ed.UFC, 2011) e o premiado Incêndios da Alma, (Multifoco, 2016), tendo recebido três prêmios por este último, incluindo o Prêmio Capes de Teses (2015). Seu primeiro livro, Todos os meus humores, foi publicado em junho de 2020 pela Editora Penalux. Participa ainda da Coletânea VISÍVEIS – I Anuário Filipa Edições e foi selecionada na categoria Conto do Prêmio Off Flip de Literatura 2021. Em maio de 2021 lança seu segundo livro de ficção no útero não existe gravidade, também pela Editora Penalux.

Em No útero não existe gravidade, Dia Nobre transporta consigo escritoras que leu e por quem se sentiu inspirada, como Elena Ferrante, que também trata da maternidade como tema central na tetralogia napolitana e integra uma das várias pistas e easter eggs presentes no volume. Além de Ferrante, Dia se inspirou também em autoras como Virgínia Woolf, Clarice Lispector, Sylvia Plath, Ana Cristina César, Conceição Evaristo, Natalia Borges Polesso, Cristina Judar, Lélia Gonzalez e Gloria Alzandua.

Serviço
O lançamento do livro No útero não existe gravidade
Quando: quarta-feira, 26 de maio
Horário: às 20h
Onde: Youtube da Editora Penalux: https://www.youtube.com/watch?v=ftKxhr3Bfyc

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles