Leituras da Bel

Artista potiguar lança livro e performance sobre desobediência e sobrevivência

A síntese de um corpo cansado. Essa é a premissa do livro É na Desobediência que o Meu Corpo Ainda se Mantém de Pé, do artista Gonzaga Neto, de 28 anos, morador da zona norte de Natal (RN). Com 29 textos, 10 fotos e uma vídeo-performance, o projeto do poeta chega às ruas no próximo dia 18 de setembro. Com um lançamento virtual no estúdio da Nobir, com a participação do fotógrafo Ian Rassari, o autor vai debater o processo de escrita, bem como de feitura das fotografias e da gravação da performance.


Sobre o livro, o volume retrata o momento que estamos a passar como humanidade, mas também como brasileiros. A obra traz textos que conversam entre si e pedem ao leitor que seja, sinta e permita o próprio corpo. Então, convida-o a se jogar do alto do sexto andar de um prédio moçambicano, a levantar a cabeça e atear fogo no que restou. A despedaçar a fíbula, ser deglutido por um ônibus e assim, com imagens fortes, a resistir.

O livro que sai pela Anzóis Produtora é uma reunião de poemas sobre ser um corpo no mundo atual, cansado de lutar, vivenciando guerras de diferentes tipos, enfrentar fuzis e cotidianos. É um livro sobre a coragem e insistência de existir, se fazer gente em tempos difíceis.

Performance e corpo
A performance que dura quase 10 minutos surgiu, segundo Gonzaga, da necessidade de escrever para além das palavras. A performance em vídeo só estará disponível a quem comprar o livro. As pessoas são levadas até ela através de um QR Code impresso, que direciona a um link com o material. Na descrição, o artista avisa: “Isto não é um livro. É um corpo. Um corpo exausto. Triturado pelo tecer dos dias. Um corpo insustentável, que sente o peso de ser pouco. De ser palavra. De ser”.

O livro foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço
O teaser do projeto audiovisual pode ser visto no link https://bit.ly/teaserdesobediencia

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.