Meu Negócio

Retenha talentos e mantenha os melhores funcionários junto ao seu negócio

Retenção de talentos e união de colaboradores

Parceria e compreensão das demandas auxiliam a reter os talentos na empresa. (Foto: Rawpixel/Pixabay)

Tão importante quanto reconhecer os talentos dentro da empresa, saber mantê-los também garante que as melhores pessoas estejam junto ao seu negócio

Com o crescimento da empresa, os profissionais que já possuem algum tempo de negócio tendem a se especializar. Seja por meio de cursos, formação superior ou semelhantes, os colaboradores não permanecerão parados. Por isso, a tendência é de que novas oportunidades de trabalho surjam. Nessa percepção, é importante ter capacidade de reter os talentos do negócio.

A mudança de gerações, contudo, trouxe algumas alterações sobre como os funcionários percebem as oportunidades. Se, antes, a garantia de benefícios como plano de saúde e estabilidade eram determinantes, hoje, o foco é nos valores que a empresa tem em comum com o funcionário, garante a psicóloga Cláudia Ramalho*.

Em relação ao ato de reconhecer os talentos dentro da empresa, a especialista explica que isso até atrelado a quanto o profissional está aderente ao “propósito da empresa”. Dessa forma, a adesão aos valores do negócio ocorrerão de forma mais orgânica, pois é preciso que haja compromisso real com as pautas defendidas. Por exemplo, não adianta o empreendedor defender a sustentabilidade sem que ações práticas sejam tomadas no cotidiano.

O investimento em capacitações realizadas dentro do próprio negócio também traz benefícios. A realização de parcerias para cursos internos amplia a capacitação dos colaboradores, permitindo que eles melhorem enquanto profissionais e reconheçam o investimento da empresa no capital humano.

Percepção interna
Para conhecer seu perfil de funcionários, a aplicação de pesquisas recorrentes auxilia a estabelecer as demandas dos colaboradores. A prática traz dados que se revertem para o avanço de pontos como melhorias na infraestrutura da empresa e até mesmo em como alguns processos são realizados.

Ademais, voltando para o aspecto dos valores da empresa e funcionário, o perfil dos colaboradores também permite delimitar as expectativas que eles possuem em relação ao negócio. “Dentro de uma empresa que está se formando, você deve fazer a escuta do que esse profissional deseja, quais as metas deles, expectativas e estar atento se estão alinhadas ao tipo de negócio que está se viabilizando”, comenta.

Outras prioridades que o empresário precisa garantir a seus funcionários é no âmbito motivacional. É importante que haja a noção de pertencimento, para que se dedique ainda mais à função desempenhada.

*Cláudia Ramalho é articuladora da unidade de Gestão de Pessoas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE)

Saiba mais sobre retenção de talentos

GUIA DE FINANÇAS PARA NEGÓCIOS

GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS GUIA DE GESTÃO DE PREÇOS

GUIA DE GESTÃO DE PREÇOS

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.