Na imagem, uma mulher escreve em um caderno com uma lápis amarelo. Só é possível ver a parte do tronco, que está vestida com uma jaqueta jeans escura. No canto direito da tela, há uma xícara de café de cor bege.

Empreendedores podem consultar protocolos, tirar dúvidas e fazer cursos no site do Sebrae (Foto: Unsplash)

Com a retomada das atividades presenciais na maior parte dos setores da economia, muitos pequenos empreendedores agora encaram problemas financeiros oriundos do tempo parado ou com redução no fluxo de clientes. Para auxiliar o seu negócio a continuar de pé, o Sebrae preparou uma série de iniciativas que podem orientar os próximos passos do seu empreendimento e te ajudar a recuperar o prejuízo. Confira:

1. Cursos, consultorias e pesquisas

Desde o início da pandemia, o Sebrae tem disponibilizado acesso gratuito a cursos, pesquisas e consultorias online para pequenos empreendedores que querem aperfeiçoar seus conhecimentos para replanejar o seu negócio. Agora, o site da entidade possui uma aba com conteúdos exclusivos para o enfrentamento do coronavírus, com textos, vídeos e tira-dúvidas sobre finanças, legislação e o impacto da Covid-19 em cada segmento.

Para microempreendedores individuais (MEI), o aplicativo Sebrae, braço mobile da instituição disponível para sistemas iOS e Android, também possui uma série de dicas para os empresários. Com um canal de atendimento online disponível 24h, o app permite a resolução de pendências burocráticas sem deslocamento, reduzindo custos.

2. Procolos de segurança

O principal aspecto a se considerar no momento para retomar o atendimento presencial e conseguir alavancar as vendas, seja qual for o segmento da sua empresa, é a segurança sanitária. Por isso, o Sebrae elaborou protocolos de segurança distintos para cada setor, e disponibiliza os materiais gratuitamente no site da instituição.

Lá, é possível acompanhar pesquisas atualizadas sobre as melhores práticas para manter a segurança de clientes e funcionários, bem como treinamentos para que as equipes estejam capacitadas e possam obedecer as determinações locais que regem o retorno das atividades presenciais.

 3. Linhas de crédito

Para quem busca auxílio financeiro, o Sebrae oferta orientações gratuitas sobre as possibilidades de tomada de crédito junto à Caixa Econômica, bem como acompanhamento personalizado durante o período vigente de crédito do Fampe (Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas).

No site da entidade, o pequeno empreendedor também terá acesso a conteúdos de apoio para a recuperação de negócios, como a planilha de controle de fluxo de caixa e simulação de crédito e o simulador de parcela de crédito. Para saber mais, acesse.