Microcrédito: na imagem, uma mulher idosa de cabelos loiros sorri para a câmera. Ela posa em frente a um balcão com vários peixes no que parece ser um mercado/feira livre.

Microcrédito pode auxiliar pequenos empreendedores formais e informais (Foto: Unsplash)

Com o aumento do limite da Caixa para contratação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em R$ 2,5 bilhões, as microempresas brasileiras poderão ter uma nova chance diante da crise. É que, desse montante, a Caixa direcionou R$ 50 milhões para o setor, o que deve beneficiar cerca de três mil micro e pequenas empresas.

O Pronampe Microcrédito conta com parceria do Sebrae para crédito assistido com a Caixa – antes e após a contratação –, orientando e tornando o processo mais acessível para empreendedores.

O recurso pode ser utilizado para capital de giro isolado ou associado ao investimento, além de poder ser direcionado para reformas, compra de máquinario ou despesas operacionais, como pagamento de salários.

Nessa modalidade de microcrédito, o empreendedor tem prazo de até 36 meses para quitar a dívida, sendo oito de carência. A taxa de juros anual é igual a taxa básica de juros (Selic) + 1,25% ao ano.

Além do Pronampe, a Caixa oferta outras linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, como o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), também disponibilizado em parceria com o Sebrae.