Mochila Radical

Prefeitura de Jijoca aprova taxa para visitar Jericoacoara

17224 51

A taxa de Turismo sustentável é cobrada pelos dias de permanência na Vila de Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara (Foto: Fábio Lima / O POVO)

Prefeitura de Jijoca aprova taxa de Turismo Sustentável. Pedra Furada – Jericoacoara (Foto: Fábio Lima / O POVO)

A partir do dia 21 de setembro os turistas que visitarem Jericoacoara pagarão uma taxa por dia de permanência na Vila. O valor é referente a taxa de Turismo sustentável decretada pela Prefeitura de Jijoca no dia 21 de agosto.

Veja o decreto na íntegra AQUI

A taxa diária é de R$ 5,00 por pessoa. Haverá locais de pagamento na entrada de Jijoca e no estacionamento da Vila de Jericoacoara. O visitante também poderá fazer o pagamento no site da prefeitura: www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br ,  no link “Pagamento da Taxa de Turismo Sustentável”.

De acordo com a Prefeitura, o valor arrecado com a taxa será revertido para manutenção, com serviços de limpeza das ruas, saúde e mais segurança. A cobrança será feita apenas para visitantes. O acesso será gratuito para os moradores da Vila e para os que são isentos pela lei.

São insetos da taxa:

– deficientes físicos, mediante apresentação de RG e laudo médico

– crianças de até 12 anos de idade, mediante apresentação de nascimento ou RG

– idosos acima de 60 anos, mediante RG ou carteira de gratuidade

– domiciliados e residentes do município de jIjoca de Jericoacoara/ CE, mediante apresentação de RG e comprovante de endereço no Município de Jijoca de Jericoacora.

70 % do montante arrecadado será revertido para a Vila de Jericoacoara e 30% será revertido para o município de Jijoca de Jericoacoara. 

Segundo o chefe de gabinete do município de Jijoca, Celiomar Araújo Brandão, a taxa foi aprovada desde 2015, porém só foi formalizada em agosto deste ano e o pagamento só será obrigatório a partir do dia 21 de setembro. Celiomar informa que antes do decreto ser publicado, a Prefeitura realizou reuniões com associações de empresários de Jericoacoara, moradores e agências de turismo para discutir melhor sobre a implantação da taxa.

Guia especial de férias em Jericoacoara

Prefeitura de Jijoca

O QUE É A TAXA DE TURISMO?

De acordo com o site da Prefeitura, a Taxa de Turismo Sustentável é um tributo instituído pela Lei Complementar Nº 107/2015 e tem como Fato Gerador a utilização efetiva ou potencial, por parte dos visitantes, da infraestrutura física implantada e do acesso e fruição ao pa-trimônio natural da Vila de Jericoacoara.

O site informa que a taxa é cobrada pelos dias de permanência na Vila de Jericoacoara. 

Caso a permanência exceda a quantidade de dias informados, deverá ser gerado nova taxa informando o periodo excedente.

Para agilizar sua entrada em Jericoacora, visite o site da prefeitura de Jijoca para imprimir o valor da taxa AQUI. 

Recomendado para você

51 Comentários

  • Ângela Carvalho disse:

    Ridículo. Bom mesmo seria se os turistas que levam o sustento daquelas pessoas que moram ali simplesmente deixassem de ir. Nao podermos aceitar tudo de braços cruzados. Deve haver algum meio de contestar isso. Pra ir a Jeri já não é barato.. agora tem q pagar pra entrar

    • Beatriz Vasconcelos disse:

      Ridículo é as pessoas estarem destruindo um parque nacional! Vão para lá e fazem o que bem entendem! Você acha que é batato manter a vila?! As pessoas estão cada vez mais destruindo um dos lugares mais lindo do MUNDO, conheço jeri desde os 10 anos e hoje estou com 28 anos e sei como turistas como você que só se importam em desfrutar das belezas de la e reclamar fizeram com a praia! Se você e outros não acham certo e acham caro ir, simplesmente não vam! É um favor que fazem a Jericoacora, pois nossa Praia linda do meu Ceará não precisa de pessoas como vocês. O mais engraçado é que ninguém se incomoda em pagar taixad caríssimas para ir a Fernando de Noronha, mas para Jeri que é do Ceará reclama. Vão buscar o que fazer e não vão para destruir o Parque de Preservação Nacional é considerado entre os 10 lugares mais lindo do Mundo.

      • Leo disse:

        Ridículo é defender imposto… Os turistas se pagam por si só… O fluxo no comércio… Geração de empregos, dinheiro circula no município e já gera imposto suficiente para a prefeitura, sem a necessidade de mais um imposto / taxa… Mesmo sendo um valor simbólico, não deveria ser cobrado.

      • Felipe aguiar disse:

        Deixa de ser besta, cabra besta… “só desfrutar das belezas..”?! E o dinheiro quero turista já deixa lá com alimentação, passeios, hotéis, Barra, etc? Isso gera renda pra população! Essa taxa é SOMENTE mais uma forma da prefeitura roubar os cofres públicos.

    • Maialu disse:

      Kkkkk a vila já existia muito antes de todos conhecerem, agora ela é muito frequentada pois está na moda, mas os locais nunca pediram por isso. Depois de anos degradando o meio ambiente e junto levando o sustento daquelas pessoas, apenas agora que o governo vai fazer alguma coisa.

    • JOSÉ FLAVIO BRUNO disse:

      Os idiotas já querem por os turistas para correr, querem mamar.

    • Regia Oliveira disse:

      Concordo

  • Luiz carlos disse:

    Tá correto o custo de manutenção da vila os turistas pagarem pois assim a administração pode investir em outros setores o dinheiro dos impostos arrecadados.

  • Aldemir disse:

    Eles estão esquecendo que há concorrência no turismo. Tornando a viagem mais cara, as pessoas vão atrás de outros locais, como Icaraizinho de Amontada e etc. Essa decisão é um tiro no pé.

  • Diego disse:

    Qual o valor

  • marco morais disse:

    Absurdo,estão querendo criar outra Fernando de noronha só Jeri se localiza no continente e Fernando de noronha não, além disso a praia é de uso coletivo e de todo cidadão ou seja é publica e não privada como querem fazer em Jeri.dia após dia somos roubados de toda modalidade…..sem comentários!!!

  • Inaldo disse:

    A Vila precisa ser cuidada mesmo, mas já não pagamos impostos de mais para isso? é necessário mais essa taxa? Turistas de Guaramiranga vão ter que pagar taxa também? a obrigação de cuidar da cidade e da vila é da Prefeitura, já tem receitas suficientes para isso.

  • KHARIS disse:

    E ainda ridiculo e imoral é o imposto pago pelos moradores, comerciantes e etc não dá para limpar ruas e manter tudo certinho ali na vila. Isso aí é mais um caça-níquel desse monte de político vagabundo que vive estorquindo a população com base numa lei de bosta que só beneficia a eles mesmos. E essa corja toda ainda se acha honesta… os desonestos somos nós cidadãos…

  • José Rocha sobrinho disse:

    Parabéns gostei

  • David Bastos Sampaio disse:

    Ridículo. Cadê o direito constitucional de ir e vir de forma LIVRE Em todo território nacional ? Em tudo que compramos e pagamos a prefeitura já recolhe impostos. Esse imposto não só é ilegal como também afasta o turista.

    Eu ia a Jeri em Setembro, agora vou mudar p canoa. #perdeujeri #partiucanoa

  • fama disse:

    É um verdadeiro absurdo, andei em Jeri a 30 anos atrás era bela e linda e hj estão cobrando taxa, cade a nossa lei da constituição no qual seu direito de ir e vir..uma palhaçada…estão acabando com a praia e ainda querem cobrar taxa basta o que ja cobram..cadê vcs do direito vai ficar assim mesmo.??? cadê a União para intervir..É Brasil…

  • Michael disse:

    Inúmeras cidades no Brasil cobram esse tipo de taxa, e os responsáveis pelo recolhimento são os hotéis, que discriminam o valor nas suas Notas Fiscais. Quem viaja sabe.
    Isso fere seu direito de ir e vir? Ora, então cinemas também ferem seu direito constitucional ao cobrar entrada?

  • Marcelo Barroso disse:

    O problema nao é taxa. O problema é o dinheiro que vai ser arrecadado e qualquer doido sabe, que terá outros fins… o final da conversa, já se sabe

  • Simone disse:

    Se a moda pega lascou viu. Imagina tdo canto agora q vc for passar férias c a familia ter q pagar diária além da viagem, hospedagem e td mais é o cúmulo.

  • Eduardo CE disse:

    Foi a coisa mais ridícula que ja li esse ano!
    Não conheço Jeri e parece que não vou conhecer… essa beleza natural PRIVADA pelas taxas!

  • Marcelo Henrique Oliveira disse:

    Perguntar não oficial:
    Por que não criaram, e efetivamente cobraram, antes da construção do Aeroporto?

  • Louise disse:

    Estive na Vila no mês de julho, e não pretendo mais voltar, não pelo valor da taxa, mas pelo “jeitinho” que nossos governantes encontram para extorquir cada vez mais o povo. Tenho certeza pelos altos preços que você paga a partir do momento que chega em Jijoca que a arrecadação é suficiente para manter a vila.

  • Então todo o dinheiro que circula em Jericoacoara diariamente não é o suficiente pra manter o paraíso limpo e organizado pra todos desfrutarem o que a natureza deixou de graça pra gente?! Quem garante que com essa Taxa tudo vai melhorar? Absurdo ver comentários aqui dizendo que Jericoacoara não precisa do turismo. Pelo visto essa pessoa não depende do sustento do turismo pra comer e se vestir. Jericoacoara é um local de livre acesso assim como praças e ruas o que realmente falta é vontade dos competentes daquela região enrolar as mangas e botar a mão na massa. Só o que fazem é pegar o dinheiro dos impostos e do turismo enfiar tudo no bolso e curtirem na Dysnei com a família. Não me importo de pagar quantas taxas for necessário mas o que já sabemos que esse dinheiro vai somar na conta dos políticos e vai continuar a mesma bagunça. Viva Jeri Livre!

  • David Bastos Sampaio disse:

    Constituição Federal, Art5, XV – e livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    A cobrança é inconstitucional; A cidade toda já vive do dinheiro do turismo e a prefeitura já se sustenta com ele. Isso é coisa de politico ladrão que so quer roubar mais. Meu transito pela cidade é LIVRE como diz a constituição, ou seja, NÃO PODE SER COBRADO

  • claudio martias disse:

    A Cobrança é inconstitucional! Não é com cobrança de impostos ou taxas que as coisas vão melhorar!

  • Indignado da Silva disse:

    Pensei que a responsabilidade de manter, limpar é cuidar de um local fosse da prefeitura, mas parece que estão jogando isso para os turistas, isso é um absurdo.ja não basta os impostos que a gente paga todo dia, tem que pagar para visitar uma vila que é pública. Tinha vontade de conhecer lá, agora, não irei, pois não vou pagar uma coisa que é obrigação do governo fazer.

  • marcos disse:

    isso só pode ser ser no brasil onde tudo tem uma justificativa nobre porem é usado para outros fins, sabendo que apenas os turista indo conhecer essa beleza natural e gratuita já pagaria muita coisa pois lá onde os preços são gritantes de tão descompassado com a realidade, onde até para respira custa uma taxa. saiba que quando alguém me pergunta em ir visita este município eu digo vamos para o vizinho pois lá e mais viável financeiramente vamos indicar para nossos visitante outras opções pois esses mesmo turista só viram uma vez no Ceará; a mensagem que eles levam que tudo tem que ter o dinheiro na frente.

  • FRANCISCO disse:

    Acredito que seja uma taxa justa mais infelizmente nada volta para o povo vai tudo para o bolso dos políticos ( AS ALMAS MAIS HONESTA$$$$$$ DO MUNDO )

  • Victor disse:

    a agora que estou mais motivado a conhecer a outro lugar .. rumo a Europa kkkkkkkkk

  • Luciano disse:

    Nao acho que deveria cobrar ja gastamos muita para visetar, deveria sim cobrar sas pausadas i hotes que cobram muiro caro de nos.

  • Claudio Saraiva disse:

    I have been to Jeri just a couple of days ago
    I was really taken by surprise with such news. I think that charging a fee to enter the park, is not wrong.My concernings go the way the collected money will go. Probably it will be missused, as normaly happens in Brazil

  • Claudio Saraiva disse:

    I have been to Jeri just a couple of days ago
    I was really taken by surprise with such news. I think that charging a fee to enter the park, is not wrong.My concernings go the way the collected money will go. Probably it will be missused, as normaly happens in Brazil

  • I have been to Jeri just a couple of days ago.I was taken by surprise with such news. Even though, I think that changing a fee to enter the park is not wrong.My concernings go to the way the collected maney will go. Probably it will be missused as normally happens in Brazil

  • Sorry for the repeated comentaries

  • Mesaque disse:

    Agora entendo o porque de as vezes vc ir passear no exterior e ainda gastar menos… Ja pensou se a moda pega por la? Paris, Barcelona e outros lugares tops não Europa tbm deviam cobrar uma taxa assim? Pelos comentários de alguns sim, mas não, querem mais é turistas por lá.

  • batista disse:

    quer dizer, que se eu ficar 03 dias em geri eu e minha família , pagarei 45 reais, vergonha mais um dinheiro para o prefeito desviar.

  • Helon Moreira disse:

    Isso não é turismo sustentável é turismo elitizado. Não vão parar por aí. Vão proibir carros que não sejam de tração nas quatro rodas etc. Tudo para “higienizar” a praia da elite… O negócio é manter a grande massa longe ao exigir cada vez mais dela o que ela não tem: dinheiro, carro 4×4 etc.

  • Helon Moreira disse:

    Por que isso só ocorre em lugares frequentados pela “elite”? Já que nas demais praias há a mesma necessidade de se “conscientizar” e preservar?

  • carla disse:

    É ridículo de mais. Os nativos e morados que tem família nas outras cidades?vai ter q eles pagar para poder visitar? Porque não cobram para os grandes hotéis, que são os q mais concorrência tem E que mais estragaram a natureza do lugar??
    E só para os ricos poder ficar. Corrupção é o único nome que tem. “conservação da natureza” é não, é conservação dos playboys e millonarios, para não se mexer com público “bajo”. Jeri só para quem tem…$$$

  • António Dias disse:

    Eu moro em fortaleza não vou pra lá por q já achava um roubo o q tira das pessoas lá , agora é q não vou mesmo , mas a culpa é das pessoas q frequenta lá q aceita esse absurdo tantos locais bonitos q não cobra nada pra fazer um lazer , parem com isso pessoal e se der valor não aceitem isso .

  • Anne disse:

    O que deveriam fazer é limitar que estrangeiros comprem nossas praias, nossas terras, estou impressionada com a quantidade de “gringos” que possuem empreendimentos nas nossas praias mais lindas, muitas vezes não podemos nem frequentar porque é preço para europeu. enquanto no país deles a gente não consegue visto e nem direitos aqui eles compram tudo e fazem o que querem.

    • Anne disse:

      Nao bastassem as pousadas caríssimas ainda temos que pagar para usufruir do que é nosso. Sou a favor de punição para quem degrada sim mas para brasileiro que leva seu dinheiro e deixa desenvolvimento não. sou cearense e me orgulho da minha terra e quando consigo fazer turismo respeito muito o ambiente onde estou: o povo, a fauna, a flora, a cultura. Contudo não suporto exploração, ainda mais com o que se ganha de salário mínimo aqui. Quantos podem viajar em suas férias?

  • Jorge Moraes disse:

    O visitante que aqui chega já é EXTORQUIDO no exato momento que paga a passagem de JIJOCA até à VILA DE JERICOACOARA. Nas chamadas LOTAÇÕES (carros do tipo D-20 Chevrolet), em vez de R$ 10,00 (dez reais) que é o valor praticado, paga-se R$ 20,00 (vinte reais) e por aí segue as ARMADILHAS dentro da MÁFIA DO TURISMO. Essa TAXA será apenas mais um IMPOSTO fora da LEI DE RESPONSABILIDADE que será utilizada sei lá para que.

  • Fernando disse:

    Será que agora dá pra limpar as bosta de cavalo da areia da praia,
    Kkkk bando de idiotas.

  • Gleyce disse:

    FALA SÉRIO NÉ ???? JÁ NÃO BASTA TUDO NESSE “LINDO PARAÍSO” SER O OLHO DA CARA, TUDO CARO??? ISSO É RIDICULO ACHAR QUE O TURISTA QUE JÁ VAI PRA LÁ E GERA RENDA DIRETA COM ESTADIA E CONSUMO AINDA TEM QUE TER A OBRIGAÇÃO DE PAGAR TAXA PRA MANUTENÇÃO SENDO ISSO RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA HAHAHA QUE PAÍS HEM #PARABÉNS … MUDANDO MEUS PLANOS DA PX VIAGEM. MUITO OBRIGADA!!!

  • Gleyce disse:

    FALA SÉRIO NÉ ???? JÁ NÃO BASTA TUDO NESSE “LINDO PARAÍSO” SER O OLHO DA CARA, TUDO CARO??? ISSO É RIDICULO ACHAR QUE O TURISTA QUE JÁ VAI PRA LÁ E GERA RENDA DIRETA COM ESTADIA E CONSUMO AINDA TEM QUE TER A OBRIGAÇÃO DE PAGAR TAXA PRA MANUTENÇÃO SENDO ISSO RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA HAHAHA QUE PAÍS HEM #PARABÉNS … MUDANDO MEUS PLANOS DA PX VIAGEM. MUITO OBRIGADA!!!

  • JMelo disse:

    TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL ESSA TARIFA, BASTAR ENTRAR COM UMA AÇÃO POPULAR!!

    TJ-PR – Incidente Decl Inconstitucionalidade 102109805 PR 0102109-8/05 (TJ-PR)
    Data de publicação: 06/05/2011
    Ementa: INCIDENTE DE DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE – LEIS MUNICIPAIS Nº 1.377 /87, 1.540 /90, 1.727 /92, 1.837 /93 E 1.913 /94 – INSTITUIÇÃO DE TAXA DE TURISMO – INEXISTÊNCIA DE SERVIÇO ESPECÍFICO, DIVISÍVEL E DE CARÁTER COMPULSÓRIO – – RESTRIÇÃO À LIBERDADE DE TRÁFEGO – OFENSA AOS ARTIGOS 145, INCISO II, E 150, INCISO V, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL – INOBSERVÂNCIA, ADEMAIS, DOS ARTIGOS 77 E 79, DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. INCIDENTE PROCEDENTE. 2 É ilegítima a cobrança da Taxa de Turismo, porquanto está vinculada à prestação de serviços públicos de caráter universal, indivisível, e de fruição facultativa, além de restringir a liberdade de tráfego, estando, pois, em desacordo com o disposto nos artigos 145, inciso II, e 150, inciso V, da Constituição Federal.

  • Wild disse:

    Vai sair mais caro ( 5 reais) que a maconha que a galera vai pra lá fumar.

    Vai quebrar, pode escrever ai.

  • FRANCISCO SOUSA disse:

    Frequento Jeri a 4 anos seguidos mas com essa cobrança vou mudar meu roteiro de ferias ja e tudo muito caro sao 20 pessoas que vao comigo ja sao 300reais de taxas assim nao da

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *