Carlos Mário “Bebê”consagrou-se campeão mundial na última edição do Superkite Brasil. (Foto: reprodução).

A praia do Cumbuco, considerada a Meca dos ventos, está na rota do grandes eventos de kitesurf e sediará mais uma edição do Superkite Brasil. O evento acontecerá de 19 a 23 deste mês e corresponderá a sétima e última etapa da Liga Mundial de Kiteboard na categoria Freestyle, a mais praticada no mundo.  A competição vai reunir mais de 50 atletas profissionais, entre brasileiros e estrangeiros. Após passar por países como França, Turquia, Holanda e Egito, esta será a única etapa das Américas e vai definir os novos campeões mundiais.

> Ceará recebe etapa do mundial de kitesurf 

> Grande final define os campeões do Ceará Kite Pro 2018

> Ceará Kite Pro recebe atletas femininas no mundial de kitesurf

> > O que você precisa saber sobre transporte para Jeri

A competição faz parte do campeonato mundial organizado pela Global Kitesports Association (GKA), entidade que representa o kitesurf profissional, ligada à World Sailing, Federação Internacional, uma espécie de FIFA dos esportes praticados no mar.

Os cearenses Carlos Mario “Bebê” e Mikaili Sol, foram os grandes campeões mundiais do circuito no ano passado. A última edição do evento também foi uma oportunidade de talentos locais apresentarem suas habilidades. A cearense Estefânia Rosa, nativa do Cumbuco,  mostrou suas manobras radicais e fez o público vibrar com sua participação.

Turismo

Os ventos na região atingem facilmente a velocidade de 60 km por hora e é um dos destino preferidos dos atletas.O segundo semestre é considerada a alta temporada para o turismo de esportes radicais no Ceará. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), em 2018, com os novos voos internacionais do hub da Air France/KLM/GOL e da Latam, cerca de 170 mil turistas visitaram o Ceará para praticar esportes radicais.

Sustentabilidade

Ao longo do evento, ações socioambientais com intuito de destacar a importância da preservação do local também integram o Superkite Brasil. Outro ponto alto do evento é a diversidade de programações culturais que ocorrem em paralelo ao campeonato: atividades socioculturais, buscando a interação entre atletas e público, além de festas, mostras de dança e performances de artistas locais. “Um evento desse porte mexe com a economia e com o turismo da praia porque atrai amantes do esporte de todo o planeta”, afirma Andrea Reis, organizadora do evento.

Serviço:
Super Kite Brasil – Etapa Mundial do Campeonato Mundial de Kiteboard
Data: 19 a 23 de novembro
Local: Praia do Cumbuco – Caucaia / Ceará – Em frente ao Hotel Duro Beach

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles