Airton Cozzolino fazendo manobra Free style durante o Ceará Kite Pro 2018. Airton é o atual campeão mundial. (Foto: Leca Mir)

Por conta das boas condições do vento, o kitesurf é o esporte aquático que mais cresce no Ceará. A litoral cearense chama atenção dos grandes eventos esportivos e, como exemplo disso, pela segunda vez, a praia do Preá receberá, do dia 12 a 16 de novembro, o Ceará Kite Pro, campeonato mundial de Kitesurf na categoria Freestyle Strapless. A competição irá reunir grandes atletas do kitesurf mundial. Os prêmios totalizam 25 mil euros e acontecerá em frente a pousada Rancho do Peixe.

> Ceará recebe etapa do mundial de kitesurf 

> Grande final define os campeões do Ceará Kite Pro 2018

> Ceará Kite Pro recebe atletas femininas no mundial de kitesurf

> > O que você precisa saber sobre transporte para Jeri

O evento faz parte da penúltima etapa da turnê mundial GKA Kite-Surf World Tour. Na categoria masculina, os destaques são Airton Cozzolino (atual campeão por pontos) , Camille Delannoy, Mitu Monteiro , James Carew, Jan Marcos Riveras, Simon Joosten, Francesco Cappuzzo, Reece Myerscough  e Kiko Roig Torres. Os destaques brasileiros são os riders Sebastian Ribeiro e Pedro Matos. Na categoria feminina, os destaques são as atletas Carla Herrera Oria Palma, Charlotte Carpentier, johanna – Catharina Edin, Frances Kelly, Peri Roberts e Susanne Schwarztrauber.

Os cearenses Luiz Emmanuel Sousa Nascimento e Rafael da Costa Souza são os novos atletas patrocinados pela Surf Sem fim.

Os cearenses Luiz Emmanuel Sousa Nascimento e Rafael da Costa Souza são os novos atletas patrocinados pela Surf Sem fim. (Foto: reprodução).

Mesmo que o atleta Airton Cozzolino já tenha pontuado e garantido o mundial, o Ceará Kite Pro é uma oportunidade dos atletas melhorarem a posição no Raking mundial. No Ceará, diversos garotos despontam como futuros grandes atletas. É o caso de Luiz Emmanuel Sousa Nascimento e Rafael da Costa Souza, que são da praia do Paracuru e se destacam como grandes promessas do esporte. Apesar do talento nato para o kitesurf, os atletas ainda dependem de apoio e patrocínio para conseguir participar de competições.

> Pousada Vila Bela Vista Jeri: dica de hospedagem em Jericoacoara 

> Campeã brasileira de SUP Aline Adisaka curte férias em Jericoacoara

Graças ao incentivo de empresários do ramo turístico como Marco Dalpozzo, responsável pelo Surf Sem Fim, os cearenses ganharam um patrocínio especial e vão ter a oportunidade de participar do Ceará Kite Pro. Pensando em dar mais oportunidades para quem depende do esporte e em desenvolver a região do Preá, o empresário Marco Dalpozzo abraçou a causa e patrocinou os atletas do Ceará. “Em um lugar lindo como o Ceará, que tem vento constante e maravilhoso sempre,  é óbvio que vão surgindo atletas nativos que merecem destaque. O Surf Sem Fim quer desenvolver o kitesurf na região e por isso, torce, ajuda, adota e apoia o desenvolvimento de atletas nativos, principalmente as crianças”, afirma o empresário.

O grande desafio para os competidores será fazer devidamente a manobra “Freestyle Strapless”, na qual os kitesurfistas “pegam pressão” no vento e realizam aéreos de 360 graus. As manobras serão avaliadas pelos embaixadores da GKA. A competição terá o reconhecimento da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela). 

Kitesurf – Praia do Preá

A praia do Preá, que fica a 12km da praia de Jericoacoara, é conhecida por ser paradisíaca e por ter perfeitas condições para a prática de kitesurf.
Racho do peixe.

A pousada Rancho do Peixe vai ser o point da competição e uma da responsáveis pela promoção do evento. A renomada pousada é referência nas aulas de kitesurf e tem uma das maiores escolas de kitesurf da América Latina.

Serviço:
Etapa GKA Kite-Surf World Tour
Ceará Kite Pro (@cearakitepro)
www.cearakitepro.com.br
Data: Entre os dias 12 e 16 de novembro
Local: Praia do Preá / Rancho do Peixe

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles