Pedra Furada- Praia de Jericoacoara ( Foto: Fábio Lima/ O POVO)

Pedra Furada- Praia de Jericoacoara ( Foto: Fábio Lima/ Jornal O POVO)

Parque Nacional de Jericoacoara reabre neste sábado (8), após meses fechado por conta da pandemia de Covid-19. A portaria de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi publicada nessa sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. 

> Tetracampeão Carlos Mário “Bebê se torna embaixador de kite trip

Segundo o decreto do ICMbio,  a reabertura da visitação pública no Parque Nacional de Jericoacoara acontecerá de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos como o uso obrigatório de máscara de proteção facial durante todo o período que estiver no interior do parque, e disponibilização de álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos, por meio dos operadores e prestadores de serviços.

Com a temporada de ventos fortes na região, o turismo esportivo em Jericoacoara ganha força. De acordo com a gerente de pousada Villa Mar Residence, Talita Paiva, essa época do ano é famosa por atrair muitos kitesurfistas para a vila.

Jeri é famosa por receber kitesurfistas do mundo todo. (Foto: Hanna Siqueira)

A gerente destaca que, embora tenha medo da pandemia covid-19, a retomada traz esperança para a economia local.” Estou otimista e feliz com a reabertura de Jeri. A vila, como um todo, tava isolada e de quarentena desde março. Estou ansiosa para receber os hóspedes e proporcionar uma boa estadia. Apesar de todos os cuidados, espero que todos façam sua parte. É preciso ter responsabilidade individual em prol do coletivo”, destaca Talita.

Talita afirma que a rede hoteleira está atenta aos protocolos de segurança e higienização e aposta na retomada responsável do turismo na região.

> Barracas de praia voltam a funcionar em Fortaleza

> Blog Mochila Radical relembra bons momentos de leitores no Instagram 

Jericoacora: funcionamento de restaurantes e barracas

De acordo com o decreto, que versa sobre a primeira fase de retomada do turismo, publicado pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara no dia 01 de agosto: “a partir de 08 de agosto de 2020, poderão funcionar das 07h00 às 18h00 os restaurantes e barracas de praia/lagoa, com público presencial limitado a 50% (cinquenta por cento) da capacidade total de atendimento do estabelecimento, após esse horário, somente será permitido a retirada ou entrega de refeições, sem atendimento em mesa ou balcão no local”.

Com as novas medidas, também fica estritamente proibido aglomerações nas praias, praças e demais espaços de uso coletivo. O decreto também destaca a proibição da prática de esportes coletivos, campeonatos, competições, luais, festas e todos os eventos que envolvam aglomeração e risco coletivo de contaminação.

Fim e tarde na enseada da praia de Jericoacoara (Foto: Mochila Radical).

Fim e tarde na enseada da praia de Jericoacoara (Foto: Mochila Radical).

Fiscalização

As disposições do decreto serão fiscalizadas pelos agentes públicos da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Finanças e da Autarquia de Des. do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara, ficando o infrator sujeito à devida responsabilização civil, administrativa e penal.

Casos de covid-19 em Jijoca de Jericoacora:

Segundo a plataforma Integra Sus, o municipio de Jijoca de Jericoacoara registrou, no período de 7 de junho a 7 de agosto, 165 casos confirmados, 235 casos recuperados e 4 óbitos.

Turismo no Ceará

O setor de turismo foi duramente afetado pela pandemia, muitos pacotes foram cancelados e o mercado entrou em queda. Para Liana Barros, representante da Agência de turismo Marleth Barros, os meses de abril e maio foram os mais difíceis.

“Estamos otimistas com a retomada gradual e responsável do turismo. No decorrer de junho, houve uma melhora no cenário e até um aumento da procura por pacotes turísticos. Inclusive, os destinos mais procurados foram as praias cearenses e locais que proporcionam uma experiência de ecoturismo”, destaca Liana.

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles