Realizado até este domingo, professores do Senac ministram 15 opções de oficinas gastronômicas entre a variada programação do evento. Toda a renda será doada para o Instituto do Câncer do Ceará.

A edição de 2016 também contou com oficinas do Senac. (Foto: Senac CE)

Com o tema “A cidade pede esse movimento”, a quinta edição do Festival Costume Saudável acontece a partir desta sexta-feira, 25, e segue até o domingo, 27. Além das atividades esportivas, palestras e exposições, o evento recebe oficinas gastronômicas realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE).

Os três dias de festival acontecem em uma área de 5 mil m², no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza, composta por salas de academias, de palestras, de culinária saudável, feira de alimentos saudáveis, tendas com demonstração e degustação de produtos, espaço kids, bicicletário entre outros espaços. Apresentações artísticas e culturais, show com bandas locais e food park com opções de alimentação saudáveis também compõem a estrutura desta edição.

As inscrições para o festival devem ser feitas pelo aplicativo “Minha Cidade Saudável”. Os valores vão de R$ 10 a R$ 30 reais, com meia entrada para estudantes, pessoas com deficiência, pessoas de baixa renda e idosos a partir dos 60 anos. Toda a arrecadação será destinada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Além do auxílio dos estudantes do curso Técnico em Cozinha e Confeiteiro do Senac, as oficinas serão ministradas por chefs e professores do Senac. Nomes da cena culinária, como os de Aldenizia Girão, Nilza Mendonça, Socorro Castro, Hanry Sindeaux, Evilázio Nascimento, Matheus Vieira, Patricia Uchôa, Ana Célia Leandro e Franzé Mello, são alguns dos que compartilharão suas experiências com os aprendizes e curiosos.

Receitas de brownie funcional, hambúrguer integral, fritada de vegetais e bolo de laranja sem glúten estão presentes na lista de delícias gastronômicas que preza pelo zelo com saúde e consumo nutricional sem deixar de lado o sabor.

COSTUME SAUDÁVEL

Com primeira edição ocorrida em 2013, o Festival Costume Saudável já faz parte do calendário de eventos voltados para a saúde e o bem-estar em Fortaleza. Com o objetivo de diminuir uma carência de informações sobre adesão ao estilo saudável, o grupo dos Mercadinhos São Luiz idealizaram o Festival. O festival também tem como objetivo divulgar novos hábitos alimentares e práticas de atividades físicas que promovem o bem-estar. 

Programação Oficinas Senac: 

Sexta-feira (25/08) 
16h – Brownie Funcional – Instrutora: Aldenizia Girão
17h – Fritadas de Vegetais – Instrutora: Nilza Mendonça
18h – Flan de Uva Diet – Instrutora: Socorro Castro
19h – Polenta Marguerita – Instrutora: Nilza Mendonça
20h – Trufa de Granola – Instrutora: Socorro Castro 

Sábado (26/08) 
16h – Bolo Biomassa de Banana – Instrutora: Nilza Mendonça
17h – Rosti de Macaxeira em Ciranda de Camarões e Leite de Coco – Instrutor: Hanry Sindeaux
18h – Espaguete de Vegetais com Bechamel de Leite de Coco – Instrutor: Evilázio Nascimento
19h – Sopa de cenoura com gengibre, acompanhada de croûtons de pão integral – Instrutor: Hanry Sindeaux
20h – Nhoque de batata doce – Instrutor: Evilázio Nascimento 

Domingo (27/08)
16h – Bolo de laranja com chocolate sem glúten – Instrutor: Matheus Vieira
17h – Viradinho de feijão ligth – Instrutora: Patricia Uchôa
18h – Verrine de gelatina colorida diet – Instrutora: Ana Célia Leandro
19h – Hamburguer de falafel, Pão integral e Relich de pepino – Instrutor: Franzé Mello
20h – Brownie de batata doce – Instrutora: Ana Célia Leandro 

Serviço:
Festival Costume Saudável
Data: 25 a 27 de Agosto
Local: estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza (av. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Horário: das 15h às 22h
Inscrições: aplicativo Minha Cidade Saudável
Mais informações: www.costumesaudavel.com.br