Ao todo, 130 especialistas da área apontaram índice médio de 100,6 pontos da percepção
presente da economia cearense, considerando o contexto nacional

A 22ª edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), realizada pela Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia, recolheu análise de 130 economistas com atuação em diferentes áreas. No resultado, seis variáveis foram classificadas como otimistas, sendo as de maiores taxas a Evolução do Produto Interno Bruto (PIB), com 156,3 pontos e o Cenário Internacional, marcando 143,8. O índice geral da pesquisa marcou 100,6 pontos, 8% menor que o bimestre anterior (120,3 pontos).

Realizado bimestralmente, o estudo calcula a expectativa de nove diferentes variáveis. Cenário Internacional, Nível de Atividade Interna – Evolução do PIB, Taxa de Câmbio, Níveis de Emprego, Salários Reais, Taxa de juro, Oferta de Crédito, Taxa de Inflação, Gastos públicos. Em cada um dos itens, os entrevistados devem pontuar de zero a 200 pontos, sendo considerado a partir de 100 pontos otimista e, abaixo, pessimista.

A amostra reúne profissionais de diversas áreas da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções. Cada um dos especialistas aponta três aspectos: percepção presente, futura e de expectativa geral.

Melhores e piores resultados
O estudo de novembro/dezembro deste ano apontou em primeiro lugar a evolução do PIB
(156,3 pontos), seguido pelo cenário internacional (143,8 pontos), nível de emprego (132,1
pontos), taxa de juros (125,4 pontos), oferta de crédito (123,3 pontos) e, ainda entre os
otimistas, taxa de inflação (103,3 pontos).

Os salários reais (66,5 pontos) – poder de compra – foi o fator com mais pessimismo, assim
como no bimestre imediatamente anterior. Taxa de câmbio (76,3 pontos) e gastos públicos
(68,8 pontos) integram a lista das variáveis com menos de 100 pontos.

Veja mais sobre o Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia no Blog Radar do Comércio. blog.opovo.com.br/radardocomercio/pesquisa-com- especialistas-aponta- otimismo-na-economia

Tagged in:

, ,