As aulas, que vão até dezembro deste ano e acontecem em Fortaleza e Juazeiro do Norte, serão ministradas por nomes reconhecidos no mercado nacional de cervejas artesanais


Foto: Divulgação

O mercado de cervejas artesanais arrasta consigo números que o enquadram em um cenário de constante expansão. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto da Cerveja do Brasil (ICB) em parceria com Ministério da Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e associações regionais de produtores da bebida, em dez anos, o número de pessoas que apostaram na capacidade produtiva do segmento cresceu quase dez vezes: o estudo mostra que, em 2005, o País tinha cerca de 50 empresas do ramo e que em 2015 o quantitativo superou 350.

Com o crescimento, a busca pela profissionalização na área tem sido constante. O Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE), por exemplo, já oferece o curso desde 2017. A instituição, que compõe a estrutura do Sistema Fecomércio-CE, realiza entre julho e dezembro próximos a terceira turma do curso de Beer Somelier, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, região do Cariri.

As aulas, que somam a maior carga horária entre os cursos Beer Sommelier no Brasil, vão contar com 12 nomes de referência no cenário cervejeiro nacional. Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva), e Taiga Cazarine, science off beer e mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasileiro (São Paulo/SP), compõem o casting do curso. A programação, voltada a donos de bares ou restaurantes, hotéis e distribuidoras, gastrônomos e entusiastas do assunto, entre outros públicos, vai abranger desde história e processo de produção a panorama mercadológico mundial e acontece aos sábados e domingos, entre 21 de julho e 9 de dezembro.

Conteúdo
Na base do curso Beer Somelier, módulos de produção de cerveja caseira, compras, tributação e distribuição, legislação do setor, análise sensorial e exploração de escolas cervejeiras belga, alemã, americana e inglesa, referência no setor. Leitura e interpretação de rótulos, estocagem, serviços de chope e atendimento, estocagem, coquetelaria, cerveja e gastronomia e diversos outros assuntos que se relacionam com o segmento serão tratados.

Durante o curso, haverá visita a uma microcervejaria, produção de cerveja artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Os participantes terão também oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.

Conheça mais o perfil dos instrutores da terceira turma do curso Beer Sommelier do Senac-CE

Carlo Lapolli
Presidente da Abracerva (2017-2019), Lapolli viu sua paixão por cervejas artesanais crescer e virar profissão. Fundador da Cervejaria Blumenau, mestre cervejeiro professor do curso de Beer Sommelier da Doemens da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e pós-graduando em Tecnologia cervejeira.

Taiga Cazarine
Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) de Blumenau/SC e science off beer e mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasileiro, em São Paulo/SP, Taiga é administradora de Negócios Cervejeiros pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rodrigo Ferraro
Desde 2008 sócio-proprietário, cervejeiro principal e diretor geral da Irmãos Ferraro Microcervejaria, de Porto Alegre, é presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM).

Ronaldo Rossi
Professor e consultor na área de gastronomia, Rossi é especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas e criador e coordenador do Cervejocast e do canal Confraria do RR

João Filho
João Filho é sommelier de cerveja desde 2013, atua na área de treinamento e consultoria cervejeira, além de colunista de cervejas do O POVO e da CBN/O POVO. João Filho é também professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor.

Fernando Chaves
Pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), foi finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial.

José Martins Neto
Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja do Brasil, atua na área de treinamento e consultoria cervejeira, além de ser responsável pela seleção dos rótulos distribuídos pela Folks Beer.

Sérgio Soares Junior
Beer Sommelier pela Doemens Akademie, do Serviço de Aprendizagem Nacional do Comércio do SP (Senac-SP), e beer sommelier da cervejaria Turatti, Soares Júnior é consultor e palestrante com vasta experiência no mercado local;.

Wellington Alves Filho
Médico, Alves Filho é sócio e cervejeiro-chefe da 5 Elementos Cervejaria e homebrewer desde 2013 com medalha de ouro na categoria Imperial Stout no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016, além de medalha de ouro na categoria witbier no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016 e na Categoria Herb & Spice Beer na I Copa POA 2017.

Lila Mendes
Historiadora pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Lila é instrutora do Senac/CE na área de gastronomia e beer Sommelière também pela instituição. Sommelier de vinhos, Lila é tecnóloga em Produção Cervejeira pela Science off Beer.

Manuel Lima
Consultor em atendimento em bares e restaurantes, Lima é sommelier de vinhos, maître de hotel com especialização em Cardápio e Mise-en-place de Salão, bartender com especialização em Cocktails Especiais e consultor de empreendedorismo para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de instrutor do Senac/CE.

Rejane Arruda
Bacharel em Teologia e beer sommelière pelo Senac/CE, Rejane é sócia-proprietária do Bar de cervejas especiais Eitabier, supervisora da área de Bebidas da Fortali e atua na área de treinamento de vendedores, garçons e maitres.

Serviço
Curso Beer Sommelier
Quando: de 21 de julho a 9 de dezembro de 2018
Inscrições: http://cursos.ce.senac.br