Mulher de cabelo preto olha para a tela de um computador. Parece gerir um negócio. A perspectiva da foto é pelas costas da mulher.

Investir em capacitação e aprendizado é um dos passos para criar um negócio de sucesso (Foto: Pixabay)

É fundamental analisar o mercado, os concorrentes e definir os processos internos da empresa

Se você está pensando em colocar seu próprio negócio ou já tirou essa ideia do papel e tornou-se um empresário, então precisa ficar atento às novidades do mercado quando o assunto é qualificação e aperfeiçoamento na área de gestão. Isso porque, quanto mais conhecimento adquirido antes de abrir uma empresa, mais os erros poderão ser amenizados e maiores serão as chances de obter sucesso.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, entre janeiro e novembro de 2019 foram abertas mais de 80 mil empresas no Estado. Um aumento de 22,02% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de empresas fechadas, foram 29.313 de janeiro a novembro de 2019. Embora um número bem menor, se comparado a quantidade de empresas abertas, ainda assim é um quantitativo considerável.

Não apenas para abrir um negócio, mas para fazê-lo prosperar, é necessário conhecimento. É o que afirma a instrutora de Gestão e Comércio do Senac Centro, Aracelly Santos. Quem está disposto a ver sua empresa crescer precisa do máximo de informações possíveis sobre produtos, mercados, concorrentes, precificações, processos, controles e formas de avaliação, além de liderança, alerta a instrutora.

Aracelly Santos destaca que segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, três competências serão as mais importantes para os profissionais: resolução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade. E para quem é gestor, ela aconselha, é necessário estar por dentro dessas exigências de mercado.

O Senac disponibiliza vários cursos na área de Gestão. Para quem está iniciando, Aracelly Santos indica os cursos Liderança, Motivação e Produtividade; Gerência de Loja; Gestão Estratégica em Vendas; e Excelência no Atendimento.

Ela destaca que os cursos do Senac são atrelados com a realidade de mercado, e há um equilíbrio entre teoria e prática. “Há constante busca por atualização e aperfeiçoamento dos instrutores, com foco em tecnologia e inovação, visando as novas tendências de mercado num contexto de andragogia, que é a aprendizagem de adultos. Essas variáveis são diferenciais do Senac frente as outras escolas de negócio”, ressalta.

E não apenas o empresário deve buscar conhecimento, os colaboradores também devem ser estimulados a seguir o mesmo caminho, pontua a instrutora. Segundo Aracelly Santos, quanto mais o colaborador se capacitar, mais terá a oportunidade de contribuir de forma assertiva para o crescimento da empresa, ao mesmo tempo em que estará investindo no seu próprio desenvolvimento profissional.

Conheça mais sobre os cursos da área de Gestão do Senac que vão te ajudar a alavancar a sua empresa no site www.ce.senac.br/.