Imagem foca no óculos de uma mulher. As armações são pretas. Ela olha para o horizonte.

A área de óptica se renova para garantir segurança na visão (Foto: Free-Photos/Pixabay)

Lentes e armações têm opções de materiais e recursos diversificados para escolher

Embora tenham se tornado itens de moda, a escolha dos óculos de grau vai muito além de questões estéticas. Fatores como o material das lentes e das armações, o tamanho das lentes e o ajuste do objeto no rosto podem fazer diferença em como vai ficar a visão da pessoa e também o conforto ao usar o acessório. Por isso, é tão importante contar com a ajuda de uma profissional bem capacitado na hora de fazer essa escolha. Para ajudar àqueles que estão procurando um novo modelo, pegamos algumas dicas com Paulo Oliveira, instrutor do curso Técnico em Óptica do Senac Ceará.

Lentes de contato ou óculos?

De acordo com o profissional, essa escolha depende de muitos fatores, como qual o problema de visão que precisa ser corrigido e o grau necessário. No entanto, Paulo alerta que, para as pessoas que desejam usar as lentes de contato por causa de problemas de visão, o ideal é ter também óculos. “Não se deve usar as lentes o dia inteiro, para não acarretar problemas futuros a visão, como olhos vermelhos e lacrimejamento excessivo”, explica.

Material da lente

Existem diversas opções de materiais para as lentes dos óculos. Alguns dos mais comuns são vidro, resina, policarbonato e acrílico. Cada material vai variar em características como leveza, resistência, espessura e capacidade para graus mais altos. Por exemplo, as lentes de policarbonato são muito resistentes e podem ser finas mesmo com graus mais elevados. Já as de resina, que são mais baratas, são indicadas para graus mais baixos.

Tratamentos das lentes

Além do material, as lentes podem receber uma série de tratamentos que vão garantir diferentes funcionalidades a elas. Entre eles estão antirreflexo, que diminui a formação de imagens refletidas nas lentes; o antirrisco, que reduz o risco de arranhões; fotossensível, que escurece na incidência de luz solar e ainda filtro UV, protegendo os olhos dos raios solares.

Armação

O material e o formato da armação normalmente são os aspectos mais valorizados pelos consumidores na hora da escolha, mas eles também devem estar de acordo com as lentes. Por exemplo, para quem precisa de lentes multifocais, armações com lentes pequenas não são indicadas. Paulo ressalta que “o cliente sempre procura estética e os modismos do momento, cabe ao profissional que o atende cuidar da parte técnica, para que não surjam desconfortos como peso excessivo e espessura aparente”.

Local da compra

Para garantir a saúde dos olhos, também é muito importante estar atento à ótica em que a compra será realizada. Tantos os óculos de grau quanto os esportes devem ser feitos por profissionais qualificados e com materiais de qualidade.

E para quem quer se qualificar para atuar nesse mercado, a dica é curso Técnico em Óptica do Senac Ceará. Para mais informações, acesse cursos.ce.senac.br.