Radar do Comércio

Especialista ensina como usar maquiagem com máscara de proteção

283 1
Mulher com máscara de pano;especialista dá dicas de automaquiagem em tempos de pandemia

Para usar maquiagem com máscara, a indicação é usar produtos leves no rosto para não comprometer a eficácia do item de proteção (Foto: Unsplash)

Para cuidar da beleza sem colocar a saúde em risco, é preciso estar atenta a alguns detalhes ao usar maquiagem com a máscara

A máscara de proteção é um item indispensável atualmente, especialmente para quem já voltou a trabalhar fora de casa ou precisa sair por algum motivo. Mas como fica para quem gosta de estar maquiada? É possível usar maquiagem com máscara ou é preciso deixar a vaidade completamente de lado para cuidar da saúde?

A notícia é boa para as adeptas da make: dá para conciliar as duas coisas. No entanto, algumas recomendações precisam ser observadas para não prejudicar o teor de proteção da máscara, afinal, a saúde vem em primeiro lugar. O que os especialistas desaconselham é o uso de produtos que podem deixar resíduos na máscara, porque isso poderia reduzir a capacidade de proteção.

A maquiadora Aline Carvalho, instrutora de beleza do Senac Ceará, indica “usar produtos mais leves e em menor quantidade”. Ela explica que “quanto mais produto eu colocar no meu rosto e quanto maior for essa quantidade, a facilidade de sair vai ser muito maior”. Por tanto, nada de bases e corretivos por baixo da máscara. Nesse caso, produtos que são absorvidos pela pele com mais facilidade são mais recomendados.

E já que boa parte do rosto vai ficar coberta com o item de proteção, a dica de Aline é apostar no olhar “sugiro caprichar na make dos olhos, para que eles fiquem mais em evidência nesse momento”. Para conseguir um efeito marcante nessa área, a especialista recomenda o uso de cores mais fortes e cílios postiços, “afinal os olhos serão mais do que nunca a janela da alma”.

LEIA MAIS | Cada vez mais pessoas aprendem a fazer pão em casa

Mas beleza de verdade não pode abrir mão do cuidado. Por isso, Aline também chama atenção para a saúde da pele nesse período. Com o uso da máscara, procedimentos como limpeza e hidratação são ainda mais importantes. “Nossa pele agora fica abafada por muito tempo e quanto mais cuidado tivermos nesse momento, mais saudável ela ficará”, explica.

A dica de Aline para melhorar a hidratação do rosto é simples: “carregue na bolsa uma água termal e borrife na pele de vez em quando, mesmo se estiver maquiada, isso vai tratar de deixar sua pele muito mais hidratada”. Outra dica para cuidar da saúde e da beleza é apostar em materiais de qualidade. “Produtos de maior qualidade são feitos com matérias primas melhores e isso tanto torna o resultado da make melhor quanto deixa a pele bem mais saudável”, explica.

Aprenda automaquiagem

E para quem quer aprender as melhores formas de se maquiar, com ou sem a máscara, a dica é o curso de Automaquiagem do Senac, comandado por Aline Carvalho. O curso começa no dia 31 de agosto e tem o total de 10 aulas. Os encontros acontecem online, com as aulas transmitidas ao vivo. As inscrições podem ser feitas no site: https://bit.ly/3gWzuUt.

Durante o curso, os alunos vão aprender técnicas para conseguir melhores resultados na aplicação de produtos de maquiagem, além de como higienizar e tonificar a pele, o uso correto e os tipos de pincéis. Também serão ensinadas maquiagens para diversas ocasiões, desde das mais básicas até as mais marcantes.

 

Recomendado para você