Gero Camilo de perfil; artista apresenta peça sobre Van Gogh

Na live, Gero Camilo apresenta uma versão adaptada da peça de sua autoria A Casa Amarela, que aborda parte da vida de Van Gogh (Foto: Cisco Vasques)

O espetáculo A Casa Amarela será transmitido nesta quinta (27), como parte da programação online do Dramaturgia Encena

Presenciar um pouco do íntimo de um dos maiores pintores e influenciadores da história da arte ocidental. A peça A Casa Amarela, do ator cearense Gero Camilo, passeia por um breve pedaço da vida de Vincent Van Gogh, mas especificamente por alguns meses do ano de 1888, um período de maior produção artística do pintor, ao mesmo tempo em que ele passa por uma revolução íntima, com as mais variadas e tumultuadas emoções. A peça faz parte da programação do Dramaturgia Encena, projeto do Sesc Ceará de fomento ao teatro, com artistas da cena local e nacional.

Gero Camilo criou e atua na peça A Casa Amarela. Para o Dramaturgia Encena, o ator fez uma adaptação do espetáculo, que acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 20h, ao vivo, no Youtube do Sesc Ceará. Uma oportunidade para conferir um texto poético sobre o sonho de Van Gogh em construir uma comunidade de artistas, na cidade de Arles, no Sul da França.

Foi nesse período, mais especificamente entre setembro a dezembro de 1888, que Van Gogh divide a mesma casa com o pintor Paul Gauguin. Apesar da relação intensa e conflituosa entre os dois artistas, ambos produziram muito. Foi nessa época que, em um de seus devaneios, Van Gogh corta parte de sua orelha esquerda.

O espetáculo construído por Gero Camilo conta a história do ponto de vista de Van Gogh. A peça mostra as contradições, as divagações existenciais e a relação do pintor com a estética e a arte, ao mesmo tempo em que externa o desejo de Van Gogh em reunir vários artistas em uma comunidade para que pudessem pintar, trocar ideias, compartilhar técnicas e inspirações, além de dividir as despesas.

Dramaturgia Encena

O projeto do Sesc Ceará de fomento ao teatro, com artistas da cena local e nacional, iniciou no dia 20 e se estende  até o dia 28 de agosto, dentro da programação Tudo em Casa Fecomércio. O projeto tem transmissões ao vivo de performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, diálogos e workshop, sempre pelo canal do Sesc Ceará no Youtube. O último dia tem a performance dramática ” “Eu não te amo, Paulo”  e bate-papo com Altemar D’ Monteir, a partir das 20h.

Tagged in:

, , ,