Fernanda Gonçalves de perfil; ela comanda loja de doces

Com a segurança da formação profissional, Fernanda finalmente conseguiu abrir sua própria confeitaria, a C’Douce Doceria (Foto: Divulgação)

Vencendo desafios pessoais, ela apostou no talento natural para os doces e criou a C’Douce Doceria, transformando o hobby em carreira

 A estudante de Direito gostava de fazer doces. Amigos e família aprovaram e começaram a fazer encomendas. Até que já não conseguia mais conciliar os estudos com o novo negócio. Fernanda Gonçalves, então, decidiu investir exclusivamente nos “Docinhos da Fê”, em 2014. Com o tempo, ela enfrentou problemas familiares, incluindo a pressão por não ter seguido a carreira para o qual estudara, encerrando as atividades em 2018.

“O investimento na faculdade foi alto e eu me sentia muito cobrada. Foram muitos gatilhos emocionais, na época, que me fizeram ficar muito mal e eu tive depressão. Entre eles, problemas com clientes, estava me sentindo insegura por não ter feito nenhum curso e isso me consumia muito. Eu criei um bloqueio com as vendas, com atendimento. Não tinha mais a mesma paixão de fazer bolos e, muito menos, de criar receitas”, relembra.

Então, ela visitou o irmão em São Paulo e voltou a se encantar pela confeitaria. Quando voltou, a mãe sugeriu que ela fizesse o curso de Bolos e Tortas do Senac e, a partir daí, Fernanda retomou ao mundo das batedeiras, fouets, glacês e fondants. Nas aulas, as colegas sempre comentavam que ela já tinha experiência e sabia executar as receitas que o instrutor ensinava, “mas, por dentro, era como se eu tivesse começando do zero”, conta. Na penúltima aula, ao espatular um bolo com chantininho, lembrou de um pedido que deu problema e gerou a crise que a levou a abandonar as vendas de doces.

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“O curso foi o que me deu mais segurança em seguir”, diz Fernanda, “pois eu passei realmente a dominar todas as técnicas necessárias para atuar no mercado”. Ela retomou as atividades quase que imediatamente e tem investido em cursos de aperfeiçoamento na área. Nessa nova etapa, Fernanda contou com total apoio da família, inclusive do pai, que a ajuda desde o início com as compras e o estoque de insumos, e da prima, Monike Oliveira, que desenvolveu sua marca pela agência de brandindo e design, Abracadabra. Assim nasceu a marca C’Douce Doceria, por Fernanda Gonçalves.

Com forte atuação no comércio online, por meio do Instagram @cdoucedoceria, mesmo com a pandemia de Covid-19 e o isolamento, a empresária comemora a conquista dos clientes e o resultado em vendas, que se manteve estável nesse período em que a o segmento de alimentação foi bastante impactado.

Mercado de doces gourmet

“Todos gostam de sobremesas, tortas e doces, mas a correria do dia a dia, às vezes dificulta ter tempo para fazer. Por isso, mesmo com a pandemia as pessoas aumentarem os interesses na cozinha, para os doces, e se mantiveram comprando. Várias confeitarias tiveram crescimento de vendas durante o isolamento. É claro que, diante da nova realidade, adequaram aos tamanhos das porções e as quantidades, passaram a fazer entrega e tiveram sucesso”, informa a consultora de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos.

Devido ao alto potencial de comercialização, a produção de doces gourmet tem sido uma porta de entrada no mercado para muitos empreendedores do segmento de Gastronomia. Como a produção é artesanal, pode ser feita na cozinha de casa e não exige um grande investimento.

Com foco em quem já atua ou deseja atuar nesse mercado, o Senac Ceará está com inscrições abertas para duas atividades na área: um workshop online (gratuito) e um curso completo. O workshop é para ensinar uma receita de Torta de Banana com Caramelo e acontece no dia 29, às 16h. As inscrições podem ser feitas no link.

O curso Cozinhar para Vender: Doces e Sobremesas também acontece remotamente e está com inscrições no site do Senac. As aulas começam em setembro e serão realizadas através da plataforma Google dor Education.

Vanessa destaca que “é importante aprender técnicas e sempre se especializar, para diferenciar seu produto no mercado, ofertando itens atrativos e inovadores. Este curso pretende ensinar iniciantes, com técnicas simples e práticas, produtos bons de venda. Assim como, pode dar boas ideias para quem já trabalha com isso e está querendo inova ou modificar seu cardápio”.