Mulher segurando caixas de fósforo, em  cena do espetáculo Anatomia das Coisas Encalhadas, que aborda envelhecimento

O espetáculo Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura, abre a programação do Dramaturgia Encena este mês (Foto: Divulgação)

Além das apresentações, o Dramaturgia Encena terá um curso com o dramaturgo, ator e diretor Marcio Abreu. A programação é online

Em sua terceira edição, o Dramaturgia Encena traz para o mês de outubro performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, bate-papos e workshop. Um dos destaques, é a participação da atriz Renata Sorrah e do diretor e dramaturgo, Marcio Abreu. A ação conta ainda com arrecadação de doações para o projeto Mesa Brasil, através de QrCode durante as lives das apresentações. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras.

A programação acontece inteiramente online, pelo Youtube do Sesc Ceará, com a participação ativa do público, artistas locais e convidados. Após as apresentações, haverá bate-papo com os artistas. “Promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o País e fomentando a continuidade dos trabalhadores da cultura”, destacou Wilquelina Ponciano, técnica de cultura do Sesc Fortaleza.

LEIA MAIS | Sentimental demais: Evaldo Gouveia e seu talento para compor sucessos

De acordo com Wilquelina, para este mês, a programação do Dramaturgia Encena é voltada a questões que discutem diversos aspectos do envelhecimento, reunindo atrações que contemplam em seus elencos e tramas o tema do envelhecimento, rompendo com estereótipos e preconceitos relacionados a pessoa idosa.

O primeiro espetáculo, que abre o Dramaturgia Encena de outubro, é “Anatomia das Coisas Encalhadas”, da artista Silvia Moura, e que acontece dia 08 de outubro, a partir das 20h. A atriz desenvolve uma criação artística e de vida, um inventário em cena do que ela guardou por anos. A relação com o descartável através do uso, da manipulação dos objetos, fazendo uma análise das relações pessoais. Em cena, a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro, uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado a observação do consumo desenfreado de objetos e do uso das pessoas com parte de uma cadeia de consumo.

Até o final do mês, também serão apresentados os espetáculos “Interior”, com a atriz Tatiana Amorim; “Jacy”, do grupo Carmin (RN) e “Em Companhia”, encenado pela atriz Renata Sorrah e dirigido por Marcio Abreu.

Formação teatral

Marcio Abreu estará presente também no curso Dramaturgias e Performances, nos dias 13 e 14 de outubro, às 19h. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia 07 de outubro, através do link. As vagas são limitadas. O curso “Dramaturgias e Performances” tem caráter expositivo e abordará de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico e de processos criativos associados às experiências de pesquisa e criação junto a companhia brasileira de teatro, ao Grupo Galpão e a outros artistas e coletivos.

Para ver a programação completa do Dramaturgia Encena em outubro, acesse o site do Sesc Ceará.