Mulher em aula de curso de beleza; curso são voltados para quem busca emprego no mercado de trabalho

Cursos em áreas como Comércio, Gastronomia, Beleza, Gestão e Tecnologia da Informação estão com inscrições abertas (Foto: Davi Pinheiro)

Com foco na empregabilidade, cursos presenciais e online estão com inscrições para turmas que iniciam já a partir de janeiro

Depois do ano atípico e com grandes impactos para a economia, uma grande parcela da população busca voltar ao mercado de trabalho, ou mesmo mudar de posição, em 2021. Entre todos os conselhos dos especialistas para quem tem esses objetivos, um que está sempre presente é a qualificação. E não é apenas quem está começando numa profissão que precisa buscar novos conhecimentos, afinal sempre existe algo para aprender que vai fazer com que alguém se torne ainda melhor no ramo em que atua.

Pensando nisso, as instituições de ensino já começaram o ano novo com oportunidades de qualificação para quem quer ingressar ou voltar ao mercado de trabalho, bem como gerar renda extra ou começar seu próprio negócio. Em janeiro e fevereiro, o Senac Ceará oferta cursos rápidos nas unidades de Fortaleza (Reference e Centro). Com valores a partir de R$ 89,99, os cursos são presenciais ou remotos ao vivo e já estão com inscrições abertas no site https://bit.ly/3geRw36.

Como instituição do Sistema Fecomércio que promove a educação profissional, o Senac Ceará oferta cursos de até 40 horas/aula com foco na empregabilidade em diversas áreas de conhecimento: Comunicação, Beleza, Gestão, Comércio, Gastronomia, Artes e Tecnologia da Informação.

A programação atende às demandas do mercado. Tendo em vista a aceleração da transformação digital dos negócios, estão abertas as inscrições para “Ferramentas de Marketing Digital”, “Abordagem para o Influenciador Digital”, “Como vender nas Redes Sociais” e “Produção e edição de vídeo com smartphone”.

De acordo com as tendências, há turmas para quem atua no segmento da Moda, como “A construção de uma coleção de moda com princípios do upcycling”. Para os que possuem habilidades manuais e pensam em transformar sua arte em fonte de renda, a opção é “Patchwork Moderno: criando produtos estilizados”. Aos que estão planejando empreender, independente da área, há vagas para o curso “Como montar seu próprio negócio”.

Gastronomia e Beleza também trazem diversas opções para quem está em busca de uma oportunidade profissional. Liduína Ferreira, por exemplo, tem 49 anos e ficou desempregada após a crise ocasionada pela pandemia de coronavírus. Ela se matriculou na última turma do curso de “Design de Sobrancelhas”, do Senac Reference. “Eu precisei me reinventar e procurei expandir meus conhecimentos para voltar ao mercado de trabalho. Além de gostar da área da Beleza, estou conhecendo gente nova e construindo minha rede de contatos”, conta. Nessa área, além de “Design de Sobrancelhas”, há turmas de “Escovista” e “Maquiagem avançada”.

Entre as opções no segmento de Gastronomia, se destacam a série “Cozinhar para vender” com “Hambúrgueres Artesanais” e “Bolos Artísticos”, além de “Pratos saudáveis para o dia-a-dia”, e “Culinária para Iniciantes”. Informações e inscrições no site do Senac.