Ter uma rotina corrida é normal para muitas pessoas. Acumulamos funções e tarefas, seja no campo pessoal ou profissional, e manter a organização é um desafio. Mas existem hábitos que ajudam bastante nisso e até ferramentas que auxiliam a otimizar o tempo. Para ajudar quem busca mais tranquilidade e produtividade no cotidiano, a instrutora dos segmentos Gestão e Comércio do Senac Ceará, Juliana Carvalho, traz dicas preciosas.
“Para conseguir conciliar todos os afazeres, é necessário priorizar”, inicia ela, que indica alguns pontos de destaque:
1 – Liste todas as tarefas que precisam ser feitas;
2 – Identifique quais são as mais importantes, que não podem atrasar ou deixar de ser feitas, pois poderão afetar a sua rotina;
3 – Defina um prazo para cada uma delas, das mais importantes até as mais circunstanciais, levando em consideração o tempo de realização de cada uma;
4 – Construa o seu planejamento considerando tudo o que foi definido nos três itens anteriores.
“Estando estabelecido o planejamento (diário, semanal ou mensal), agora é uma questão de executar as tarefas e controlar, para estar sempre atento ao que já foi e ao que ainda precisa ser feito. Nesse quesito, os posts-its e a boa e velha agenda cumprem o seu papel”, explica Juliana.
“Se você é adepto das ferramentas digitais, aqui vão três que utilizo e recomendo: Google Agenda, bloco de notas do celular, e o Trello (aplicativo de gerenciamento de projetos)”, complementa. A especialista ainda indica uma boa leitura para quem quiser se aprofundar no tema: “Se esse universo da produtividade te interessa, recomendo a leitura do livro A tríade do tempo, de Christian Barbosa”.
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