São João: na imagem, a cantora Elba Ramanho sorri para a foto em frente a um fundo branco. Ela usa os cabelos loiros cacheados e soltos, segura um balão junino e usa vestido e botas coloridas.

Para todas as idades, o Sesc Junino esse ano tem como tema “Meu São João, Meu Xodó” com apresentações de artistas que representam tão bem a cultura nordestina e o São João (Foto: Divulgação)

O Sesc Ceará preparou uma programação para lá de especial para celebrar o mês mais animado do ano. Apesar de ainda não ser possível festejar de forma presencial, a instituição vai realizar, durante todo o mês de junho, uma série de lives e outras ações online, como forma de manter nossos costumes e tradições mesmo em período de pandemia. Toda a programação vai acontecer no Youtube, no Instagram, no site do Sesc Ceará e nas redes sociais dos próprios artistas.

No Sesc Junino, que esse ano tem como tema “Meu São João, Meu Xodó”, o público vai poder conferir apresentações de artistas que representam bem a cultura nordestina, a exemplo de Zú do Forró, Forró Manzape, Fábio Carneirinho e Elba Ramalho.  A cantora, compositora e um dos grandes nomes da música brasileira faz show na sexta-feira, 25, a partir das 20 horas, com transmissão pelo YouTube do Sesc Ceará. Na ocasião, o público também vai poder fazer doações para o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc que completa 20 anos de atuação no Ceará em 2021.

Na programação, como não poderia deixar de ser, vai ter muita quadrilha. Grupos como “Nação Nordestina”, “Coco Amigas do Saber”, “Unidos pelo Amor” e “Agremiação Junina Cariri”, dentre outros, prometem colocar todo mundo para dançar em casa. Para a criançada, a dica é a live “Tradição e São João: Viva a Estrelá Junino do Meu Coração”, com a “Quadrinha Infantil Estrelá Junina”, que acontece no dia 23, às 19h30min, no canal do YouTube do Sesc Ceará.

O Sesc também vai promover espetáculos cênicos online, com temáticas que envolvem a nossa cultura, com destaque para “O Quinze”, do grupo Realeza Nordestina, “Terra da Santa”, do Movimento Vozes, “Espia Só o Meu Ceará”, da Cia. De Ritmos e Danças Populares, e “De Tudo um Pouco”, do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza. Já para os amantes dos quitutes das festas juninas, o canal do Sesc Ceará vai trazer receitas práticas de diferentes pratos típicos para os interessados aprenderem a fazer em casa.

Quem também está na programação da ação são Eveline e Banda e Ângela Noeme, que se apresentam, respectivamente, nos dias 24 e 25 de junho, com shows transmitidos em suas redes sociais. Já o encerramento do Sesc Junino ocorre no dia 29, às 19 horas, com apoio do Sesc na realização da “Live – Arraiá Solidário” e a participação de Bêu Paulino, Iara Pâmela, Dedé Castro, Klébia Camargo, Carlinhos Gabriel, Suzy Navarro, Manuka Araújo e Lanne Santos. A transmissão acontecerá pela página de Facebook Iguatu.Net.

Clique aqui para ver a programação completa no site do Sesc.

LEIA MAIS | Ronaldo Fraga faz coleção inspirada no Cariri em parceria com o Sistema Fecomércio