Radar do Comércio

Cursos preparam quem busca colocação no mercado de trabalho ou quer empreender

Qualificação profissional: na imagem, uma mulher demonstra técnicas de gastronomia em uma cozinha industrial. Há uma pessoa em cada um de seus lados, e todos estão paramentados com batas, toucas e máscaras de proteção.

Entre os cursos de qualificação com inscrições abertas estão oportunidades nas áreas de Comércio, Beleza, Gastronomia, Moda e Design (Foto: Davi Pinheiro)

Com o avanço da vacinação e o relaxamento de algumas medidas para a contenção da pandemia, espera-se que diversos setores da economia tenham resultados melhores nos próximos meses. Na prática, isso significa maiores oportunidades de trabalho e renda para muitas pessoas. No entanto, é preciso estar bem preparado para aproveitar as chances que surgirem.

Para ajudar o público que está em busca de novos conhecimentos neste momento, o Senac Ceará retoma este mês os cursos presenciais. O retorno acontece de acordo com os protocolos e as determinações do decreto estadual, a fim de garantir a segurança e saúde dos alunos e dos colaboradores da instituição. São formações básicas, aperfeiçoamentos profissionais e cursos técnicos nas áreas de Comércio, Beleza, Gastronomia, Moda e Design. As matrículas estão abertas nas unidades de Fortaleza (Centro, Reference e RioMar), Aquiraz e Maranguape. Os interessados podem se inscrever pelo site do Senac.

Valorização do autocuidado

A estética e o bem-estar são segmentos promissores, tendo em vista a valorização do autocuidado. Para quem deseja entrar ou se recolocar no mercado da Beleza, os dois cursos de qualificação profissional mais procurados no Senac estão com turmas abertas: Maquiador e Cabeleireiro, ambas no Senac Maranguape.

Em Fortaleza, ainda há vagas para o curso Maquiagem Avançada no Senac Reference. Essa trilha é voltada para quem já realizou a qualificação ou tem experiência comprovada na área. O aluno vai aperfeiçoar as técnicas, considerando o estudo do rosto, tons de pele, análise das cores e noções de visagismo, ampliando os conhecimentos para oferecer um serviço personalizado.

Na capital, no Senac Centro, vai começar também o curso técnico em Podologia. A certificação técnica de nível médio é um diferencial no currículo, nas seleções de emprego, por aferir conhecimento especializado. O campo de atuação é vasto: o profissional pode trabalhar em clínicas podológicas, associações desportivas, unidades básicas de saúde e até mesmo abrir seu negócio.

A volta das aulas presenciais viabiliza a prática nos laboratórios pedagógicos, proporcionando toda infraestrutura e o equipamento necessário para os alunos.  “O profissional sai pronto para o mercado, dominando as técnicas para realizar o trabalho com segurança e qualidade”, garante o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Cabral.

Oportunidades no mercado da moda

O segmento da moda se reinventa sempre, de acordo com as mudanças na sociedade, traduzindo a forma de ser e viver contemporânea. Mais do que nunca, os profissionais e empreendedores devem ser versáteis para se manter ou garantir a sua vaga nesse mercado.

Voltado para designers de moda e estilistas, o Senac oferta o curso Planejamento e Criação de Coleção de Moda, para quem precisa se atualizar para planejar estrategicamente a criação de coleção de moda, com foco no produto, acompanhando as tendências do mercado em novas tecnologias, cores e matérias-primas. Realizado no Senac Reference, o aluno tem acesso à biblioteca da unidade, com acervo presencial e digital, além de uma modateca.

A turma de Costura: Técnicas de Acabamento, no Senac Centro, também está com inscrições abertas.

Qualificação para abrir seu próprio negócio

Enquanto a taxa de desemprego cresce na pandemia, chegando a 14,7% no primeiro trimestre no País, também cresce o número de pessoas que empreendem como forma de gerar renda. Mais de 620 mil micro e pequenas empresas surgiram, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae em abril. É importante destacar, no entanto, que cerca de 60% das empresas fecha antes dos cinco anos de funcionamento, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Sebrae, boa parte dos problemas que levam ao fechamento estão relacionados a falhas ainda no planejamento das empresas.

Quem busca empreender precisa estar preparado. Ao estudar o mercado e verificar as oportunidades, elaborar um plano de negócios e investir na sua formação para gerenciar a empresa, o empresário aumenta suas chances de obter sucesso. Para quem está interessado em empreender, o Senac está com inscrições abertas para o curso Como Montar Seu Próprio Negócio, com aulas no Senac Reference.

Veja todos os cursos e faça sua inscrição online no site do Senac Ceará.

LEIA MAIS | Conheça as vantagens da representação sindical para a sua empresa

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *