competição: na imagem, mulher maquiando outra mulher

Na ocupação Estética e Bem-Estar, Natécia Silva garantiu a medalha de prata. (Foto: JR Panela)

Senac Ceará conquistou três medalhas nas Competições Senac de Educação Profissional. A competidora Natécia Silva ficou em segundo lugar no pódio da ocupação Estética e Bem-Estar. Já Marília Bayma e Valéria Santos trouxeram Medalha de Excelência, conferida aos competidores que alcançaram mais de 500 pontos na classificação geral. A competição segue até o final de outubro. 

Na ocupação Estética e Bem-Estar, o pódio ficou com Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul, em ordem. Natécia Silva, que garantiu a medalha de prata na competição, realizou um sonho. Determinada, a jovem saiu da sua cidade, Redonda, para morar em Fortaleza e estudar no Senac. Se destacou no curso Técnica em Estética e foi escolhida nas etapas regionais para as competições. “O meu sonho era trazer um bom resultado para instituição e para que pudesse me orgulhar como profissional. Conseguimos entregar o que foi treinado e eu estou muito feliz com meu desempenho nas provas e com essa conquista!”, celebra.

Ela foi treinada pela instrutora Sara Ariane, que também foi medalhista na Olimpíada do Conhecimento. “Nossa competidora conseguiu executar um excelente trabalho durante as provas, sempre muito focada e dedicada. Ela conseguiu realizar todos os módulos, deu o seu melhor e alcançamos um bom resultado”, comemora. “A Natécia agora só tem a ganhar e se destacar no mercado de trabalho, porque ela já está pronta”, garante Sara. 

Na ocupação Cozinha, os primeiros lugares ficaram, respectivamente, com os competidores da Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. “O nível técnico desse ano cresceu bastante. Além da evolução natural provocada pela troca de conhecimentos, esse ano os participantes tiveram mais tempo para treinamento, pois a competição foi adiada em 2020 por conta da pandemia”, observa o treinador, avaliador e instrutor da Gastronomia do Senac Ceará, Matheus Vieira.

“Nessa última semana eu tive uma das melhores experiências da minha vida! ”, diz Marília. “Além do orgulho de representar o Senac Ceará, o resultado mais importante foi me descobrir como pessoa e profissional, testando meus limites, abdicando de outros momentos e projetos para chegar até ali. Com certeza, aprimorei minhas técnicas, desenvolvi novas habilidades e me tornei alguém muito mais resiliente, pronta para encarar novos desafios”, conta. Entre os planos para o futuro, Marília projeta trabalhar como confeiteira em restaurantes de alta gastronomia.

Na ocupação Cabeleireiro, o primeiro lugar foi para o Rio Grande do Sul, com empate no segundo lugar entre os competidores de Pernambuco e Espírito Santo, e o terceiro para Rio de Janeiro. Raysson Dias, que treinou Valéria Santos e participou pela terceira vez como avaliador, conta que ela se superou a cada prova, comprovando toda a sua dedicação. “Sair do interior do Ceará e conquistar o quarto lugar no país nos enche de orgulho e dá a certeza da missão cumprida”, comemora o instrutor do Senac Ceará no segmento da Beleza.

“A minha palavra é gratidão, pela oportunidade e confiança que o Senac depositou em mim. Não sou a mesma Valéria de dois anos atrás, saio transformada desses dois anos em que me dediquei às competições, não só como pessoa, mas principalmente como profissional. As competições são um sonho e eu dedico a medalha ao meu treinador, Raysson Dias, que tornou tudo isso possível”, diz Valéria Santos.

O Senac Ceará participa das próximas provas da Etapa Final das Competições Senac de Educação Profissional na ocupação Serviço de Restaurante, que acontecem de 25 a 31 de outubro. A competidora Letícia Sousa vai representar o Estado, sob treinamento do instrutor Manuel Oliveira.

LEIA MAIS | Mostra Sesc Cariri de Culturas destaca arte, tradição e território em sua 23ª edição