Como se preparar para 2022: imagem mostra duas pessoas se planejando com posts-its em cima de uma mesa. Ambas usam camisas sociais e não aparecem, apenas parte do corpo.

Como se preparar para 2022: alguns passos são importantes para garantir estratégias mais assertivas e ter maior chance de sucesso na hora de se planejar (Crédito: Shutterstock)

O início de mais um ano é uma nova oportunidade para traçar metas, objetivos e novos desafios, seja para a vida profissional ou pessoal. Para quem tem um negócio, 2022 pode ser um ano promissor. Diferentemente dos anos de 2020 e 2021 que foram bastante desafiadores para o comércio devido à pandemia do novo coronavírus, este ano, com a vacinação da população e a retomada de atividades presenciais em muitos setores da economia, se espera uma boa recuperação dos negócios.

Para ajudar os comerciantes a se prepararem de maneira mais assertiva para esse início de ano, selecionamos três dicas elaboradas pela instrutora do segmento de Gestão e Comércio do Senac Ceará, Juliana Carvalho, que podem fazer a diferença na hora de se planejar melhor. 

1 – A dica mais atemporal de todas: planeje!

Nós ainda estamos vivemos um cenário de incertezas e não dá para desenvolver um negócio gerindo-o de forma aleatória. Planejamento, organização e controle continuam sendo essenciais.

2 – Estude

Estude sobre comportamento do consumidor, experiência do cliente, comércio eletrônico e marketing digital. Esses conteúdos continuarão em alta e entendê-los fará com que o gestor consiga desenvolver uma estratégia muito mais assertiva para o seu negócio.

3 – Não esqueça de nada que aprendeu em 2021

O mercado mudou, o consumidor se tornou mais exigente, a transformação digital impulsionou a criação de novas tendências e isso não pode ser esquecido. As lições permanecem. Tenha em mente que os clientes que experimentaram experiências positivas no digital nos anos anteriores, vão continuar buscando por isso.

LEIA MAIS | Ano Novo é convite para refletir e traçar novas metas