Futsal Sesc: na imagem, cinco meninos dão um "high five" em uma quadra de futsal. Todos usam uniforme azul do Sesc, meiões brancos e chuteira.

Manoel Tobias, desde 2007, já transformou a vida de mais de 12 mil crianças e adolescentes em todo o Ceará através do Projeto Futsal Sesc (Foto: JR Panela)

Já pensou em praticar uma atividade física que alia intensidade, técnica, criatividade, agilidade e até raciocínio? Se você busca uma forma diferente de manter a saúde física e mental em dia, o futsal pode ser uma ótima pedida. Quem garante é o ex-jogador Manoel Tobias, bicampeão da Copa do Mundo e eleito três vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.   

O futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. Não por acaso, quase todas as escolas e clubes da cidade possuem uma quadra específica para esse esporte, onde homens e mulheres, de todas as idades, mostram suas habilidades com a bola. No entanto, como frisa Manoel Tobias, que atualmente é gestor do Projeto Futsal Sesc, não é preciso ser um craque para fazer futsal.

“O futsal é um esporte democrático, prazeroso, que promove bem-estar de forma ampla. É uma boa opção para aqueles que querem perder peso ou melhorar o condicionamento físico, por exemplo. Por ser bastante dinâmico, é ótimo para o coração, uma vez que há o fortalecimento do sistema cardiovascular. Além disso, conforme aponta diversos estudos, atua na socialização e no desenvolvimento cognitivo e motor”, destaca.   

Os benefícios, entretanto, vão além do aspecto da saúde e bem-estar. Manoel Tobias vê isso diariamente, durante as aulas do Futsal Sesc, que, desde 2007, já transformou a vida de mais de 12 mil crianças e adolescentes em todo o Ceará. Isso porque, por meio do esporte, os participantes também aprendem mais sobre convivência, disciplina e responsabilidade.  

“Nossa metodologia está fundamentada no ensino da prática esportiva como inclusão social. A ideia é possibilitar o crescimento desses jovens e trabalhar para o desenvolvimento de talentos, sempre estimulando todas as suas potencialidades enquanto atleta e, principalmente, cidadão”, afirma Manoel Tobias. 

Sobre o projeto

Em atividade desde 2007, o Futsal Sesc já atendeu mais de 12 mil alunos em todo o Ceará. O Futsal Sesc trabalha com uma metodologia fundamentada no ensino da prática esportiva como inclusão social, estando presente em Fortaleza, Pindoretama e Horizonte, dentre outras cidades.

Em 2022, serão inaugurados mais oito núcleos: Quixadá, Brejo Santo, Guaiúba, Russas e Maracanaú, sendo dois polos do projeto nestas duas últimas cidades, além de mais um na Capital cearense, em parceria com o Instituto Cuca do Pici. 

Conheça mais sobre o Futsal Sesc aqui!

LEIA MAIS | Atividade física depois dos 90: conheça a história da Dona Telma