Radar do Comércio

Cursos de qualificação e aperfeiçoamento podem ajudar na transição de carreira

Cursos de qualificação: dois homens e uma mulher, todos jovens, trabalham em conjunto em atividades de corte e costura em frente a uma mesa

Cursos de qualificação: estudo apontou que 49% dos brasileiros estão considerando mudar de emprego em 2022 (Foto: JR Panela)

Um estudo do LinkedIn realizado em dezembro de 2021 com mais de 1.000 participantes aponta que 49% dos brasileiros estão considerando mudar de emprego em 2022. Entre os jovens, o percentual é ainda mais alto e chega a 61%. Os principais motivos apontados são a busca por melhores salários e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Para quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho, mas também para quem optar pela transição de carreira, a qualificação profissional é fundamental. “Ao mudar de área, o profissional deve se preparar. Ao invés da graduação, a recomendação é buscar cursos mais rápidos e de valores mais acessíveis, em que ele ou ela possa se familiarizar ao novo trabalho e desenvolver as novas habilidades necessárias. A qualificação profissional seria o mais indicado, a princípio”, afirma Letícia Lastri, gerente de Educação Profissional do Senac Ceará.

Em junho, o Senac está com inscrições abertas para turmas de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além de cursos livres, no Ceará. A oferta varia de acordo com a unidade. Em Fortaleza (Centro e Reference), há cursos de qualificação para Cabeleireiro, Cuidador de Idoso, Massagista, Confeiteiro, Maquiador e Barbeiro.

Já para quem está buscando qualificação na área da Moda, no Crato e em Sobral há os cursos de Modelista e Costureiro. Em Iguatu, a oportunidade é para se formar como Operador de Caixa. A programação completa dos cursos está no site do Senac.

Cursos de qualificação: da engenharia para a moda

Gisane Gurgel se graduou e atuou como engenheira de alimentos por 15 anos, mas seus olhos sempre “brilharam para tudo relacionado à moda”. Depois de se dedicar à indústria, decidiu investir nesse interesse pessoal para se realizar profissionalmente. Primeiro, fez o curso de Personal Stylist, para conhecer melhor o universo da moda, e depois fez o de Marketing de Moda, ambos no Senac Ceará. 

“Durante as aulas de Personal Stylist eu decidi ter meu próprio negócio e, por isso, segui estudando. O curso de Marketing eu fiz porque queria me preparar para administrar e divulgar minha marca, a Duetto, que criei junto com a minha irmã e que tem conquistado cada vez mais seu lugar na moda cearense”, conta a empresária. 

Clique aqui para ver mais informações sobre os cursos do Senac.

LEIA MAIS | Sesc abre inscrições para curso Pré-Universitário em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte

Recomendado para você