José Pimentel ainda não se manifestou sobre a decisão.
(Foto: Mauri Melo/O POVO).

Atualizado às 17h47min

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou o arquivamento de investigação contra o senador cearense José Pimentel (PT). A decisão foi publicada no último dia 13.

A apuração era sobre suposta intervenção do petista, enquanto membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito do Conselho de Administração de Recursos Federais, a “CPI do Carf”, para que o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau, não fosse convocado a depor.

LEIA TAMBÉM: Após saída de cubanos do Mais Médicos, Prefeitura de Fortaleza dará bolsas a médicos para formação em atenção primária

Roberto Cláudio diz que, por enquanto, não pensa em disputar Governo do Ceará

O pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República baseia-se na falta de provas apresentadas pela Polícia Federal durante a investigação.

“A única relação financeira comprovada foi uma doação feita em 2010 para a campanha do Senador. Ainda que a doação de R$ 200.000,00, antes de 2010, sugira alguma proximidade entre os investigados, fato, aliás, não contestado por eles, não há provas”, escreve a PGR.

Pimentel não fará parte da nova legislatura. O Partido dos Trabalhadores, em acordo com o aliado PDT, decidiu abdicar de disputar  vaga no Senado Federal para  apoiar o ex-governador do Ceará, o senador eleito Cid Gomes (PDT).

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do petista, que afirmou que ele não quer comentar o arquivamento.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles