Radar do Comércio

Mercado de trabalho: idiomas estrangeiros e Libras podem abrir portas

Sala de aula do Senac; idiomas e libras abrem portas

O fortalecimento do mercado de turismo e eventos aumenta as oportunidades de emprego para quem fala pelo menos um idioma estrangeiro. (Foto: Jr Panela)

O aprendizado de outros idiomas e da linguagem de sinais e sua relação com o mercado é tema de programação online do Senac esta semana

Quem busca aprender uma segunda língua não pode perder a Semana de Idiomas e Libras do Senac Ceará. De 27 a 31 de julho, no Instagram @senacce, o público interessado pode conferir vídeos e lives com diversos conteúdos sobre o tema, como a relação de empregabilidade com a fluência em segundo idioma, o itinerário de formação para o profissional tradutor e intérprete da Libras, além de muitos outros.

De acordo com a Consultora de produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive, a semana de Idiomas e Libras foi preparada pensando em prestar um serviço à sociedade, por isso traz conteúdos relevantes relacionados a Idiomas e Libras, tendo como norte a empregabilidade. “Falar que o aprendizado de uma língua estrangeira é um diferencial na formação de um profissional é fato inegável e pertinente em vários aspectos e tratando-se de mercado regional”, destacou.

Em relação a Libras, Viviane Olive afirma que está sendo observado um aumento vertiginoso pela busca de profissionais de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais, tanto no mercado local quanto nacional. “E dentro desta semana, além de darmos orientações sobre o itinerário formativo para ser tornar um profissional da área, falaremos sobre as áreas de atuação, cargos e funções do tradutor-intérprete da Libras”, disse.

LEIA MAIS | Comida cearense é tema de concurso de gastronomia

Programação

A semana abre com o vídeo “Idiomas e Libras x Mercado de trabalho”, uma oportunidade para falar sobre empregabilidade para quem possui fluência em 2º idioma e conhece Libras. Quem se interessa pela língua inglesa, também na segunda estará disponível o vídeo “Inglês – comunicação informal em aplicativos de mensagem”, que trata sobre expressões abreviadas usadas em comunicação informal.

Na terça-feira, 28, o tema é “Libras – Crescimento e expansão da Libras no espaço midiático”, que vai abordar a expansão para atuação do profissional intérprete e tradutor de libras.

Também na terça-feira, a partir das 17 horas, tem a primeira live da semana, “Fluência em 2ª língua X Empregabilidade”. A Consultora de Produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive e a Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Ivana Rangel vão debater sobre a oportunidade no mercado de trabalho (turismo e eventos) para falante de 2º idioma.

O vídeo de quarta-feira, 29, vai falar sobre os falsos cognatos da língua espanhola, alguns exemplos de palavras heterosemânticas. Na quinta-feira, 30, o público vai aprender um pouco sobre as expressões informais do dia a dia da língua inglesa, com as 15 gírias mais populares em inglês.

Também tem live na quinta-feira. Com o tema “Tradutor e Intérprete de Libras: caminhos da formação e mercado de trabalho”, a Consultora de Produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive e a tradutora-intérprete de Libras e instrutora do Senac Ceará, Natália Almeida vão falar sobre itinerário de formação, legislação correlata à profissão, cargos e áreas de atuação, média salarial, vagas existentes e o aumento de busca pelo profissional de libras. A live acontece a partir das 17 horas.

E para fechar a semana, na sexta-feira, 31, tem vídeo sobre palavras em português com origem francesa, os chamados galicismos. As lives e os vídeos são divulgados no @senacce e disponibilizados por meio da plataforma Tudo em Casa Fecomércio.

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − quatro =