Radar do Comércio

Comidas típicas de São João protagonizam os cardápios de restaurantes e cafés

São João: pratinho tradicional com arroz, paçoca e vatapá

No mesmo ambiente do café, a Livraria Senac Ceará também entra no clima festivo com o Bazar de São João, com descontos de até 80%. (Foto: JR Panela)

Nem a pandemia é capaz de estragar o São João. Mesmo sem as festas, as tradições desse período do ano continuam fazendo parte da vida das pessoas. E se faltar a música ou a fantasia, uma parte da brincadeira que não dá pra abrir mão é a culinária. Por isso, alguns estabelecimentos se prepararam para trazer os pratos típicos das festas juninas ao alcance de todos este mês.

No Café Senac, prato principal e doces juninos já estão à disposição dos clientes. Apenas este mês, o tradicional “Pratinho” faz parte do cardápio do almoço, com vatapá de frango, paçoca e arroz branco ou baião de dois. Para quem não abre mão dos quitutes de São João, também tem cocada de forno e de colher, beijinho, mungunzá doce, além de bolos nos sabores milho, macaxeira com coco e Luiz Felipe. Além do atendimento presencial, os clientes têm as opções de pedir pelo Ifood ou pelo Whatsapp e retirar no local.

Além do menu sazonal, no cardápio do Café Senac há opções cheias de sabor com um toque regional, como a tapioca e o cuscuz. A tapioca sai com manteiga; manteiga e leite de coco; crocante com queijo coalho; recheada com carne de sol ou galinha caipirinha. O cuscuz também é servido como manda a tradição: só com manteiga, mas vem também com queijo coalho e ovo; acompanhado de carne de sol, galinha caipirinha ou carne moída – ganhando o nome de Gostosinho.

Um café para acompanhar

Para acompanhar as delícias de São João, não pode faltar o café preto. “Aqui nós trabalhamos com blends Premium da Reserva da Família, 100% arábico e com pontuação máxima, vindos de conceituadas regiões em produção: Morgiana Paulista e Cerrado Mineiro, sendo que esse último ainda tem a opção orgânica”, explica o chef executivo do Café Senac, Ivan Prado.

Feitos com grãos orgânicos, os cafés, coados ou filtrados, são indicados para quem prefere bebidas mais suaves. Ao utilizar esse método de preparo, os grãos dão mais respostas nas características e propriedades. Apesar de lançar mão de maquinário, esses têm o gosto do café feito em casa.

Para os apreciadores da intensidade do expresso, no Café Senac esse sai nos três grãos. Acompanha um petit four doce e água com gás, para limpar e aguçar as papilas gustativas. Pode ser servido com leite (Café Latte) e compõe também o Cappuccino Tradicional – junto com o leite vaporizado, chocolate em pó e canela; e o Café com Leite Vegano – com leite vegetal vaporizado e mel de rapadura. Para realçar o sabor e o aroma, o grão é moído na hora do preparo.

Livros e doces

No mesmo ambiente do café, a Livraria Senac Ceará também entra no clima festivo com o Bazar de São João, com descontos de até 80% em todo o acervo das editoras Senac e Edições Sesc. São mais de 600 títulos em oferta nas áreas de arquitetura, artes, comunicação, administração e negócios, gastronomia, turismo, desenvolvimento social, design e moda, dentre outros temas. Quem fizer compras a partir de R$ 80, em atendimento presencial, ganha um doce junino do Café Senac. O bazar vai até 29 de junho no Senac Reference e no site da livraria.

Leia mais | Livraria faz bazar de São João e tem títulos com até 80% de desconto

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *