Chocolate: brownie confeitado em um prato branco de sobremesa

De origem americana e feito com chocolate, o brownie está entre os doces mais pedidos no Café Senac (Foto: JR Panela)

Hoje, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate. E se só de ler isso, você já sentiu vontade de comemorar, saiba que não está sozinho. De acordo com pesquisa do Instituto Kantar, o chocolate esteve presente em mais de 90% dos lares brasileiros em 2020. Então, para quem quer marcar a data com um quitute especial, trazemos aqui algumas sugestões do Café Senac que vão adoçar o dia.

Da refinada confeitaria francesa, o entremet vem com massa sablée – aquela que desmancha na boca – com recheio cremoso de chocolate amargo, mousse de caramelo e castanha envolvo por uma glaçagem crocante, com flocos de arroz.

De origem americana, o brownie está entre os mais pedidos da cafeteria. A apresentação é de dar água na boca, coberto com brigadeiro de caramelo toffee ou brigadeiro meio amargo e finalizado com castanha caramelada. O brownie pode ser servido ainda com uma bola de sorvete feito no Café Senac. Um dos doces mais amados pelos brasileiros, o brigadeiro também acompanha bem um café feito na hora, seja expresso ou coado.

Café e chocolate, inclusive, harmonizam muito bem. Só provar o frappuccino com brigadeiro, bebida gelada que leva café, leite, brigadeiro tradicional e chantilly com cacau. Outra opção para beber é o chocolate quente cremoso, feito com leite vaporizado, chocolate meio amargo e um toque de canela.

Receitas clássicas e da moda com chocolate

Também tem dica de leitura para o Dia do Chocolate, para quem deseja aprender receitas novas e aperfeiçoar seus dotes culinários. A Enciclopédia do Chocolate, de Frédéric Bau, é uma referência para a chef pâtissier Alessandra Félix, que fez o curso de confeiteiro no Senac Ceará, se especializou na França e abriu recentemente o seu ateliê em Fortaleza. “Eu o considero o melhor livro da Editora Senac. É muito didático. Explica passo a passo, vem com um CD interativo apresentando as técnicas de elaboração das sobremesas. Além disso, reúne tanto receitas básicas como mais avançadas e, das que eu testei até agora, todas muito boas”, garante Alessandra.

A publicação traz mais de 100 técnicas de confeitaria que permitem conhecer tudo sobre chocolate (temperagem, ganaches, mousses, glaçagens) – todos os movimentos necessários, com fotos do passo a passo, para se elaborar facilmente uma deliciosa sobremesa; e os segredos dos maiores chefs da confeitaria e suas receitas emblemáticas: Christophe Michalak (Plaza Athénée), Gilles Marchal (Maison du Chocolat), Christophe Adam (Fauchon), Jean-Paul Hévin, Christophe Felder, Frédéric Cassel, Eric Léautey, entre outros. São mais de 150 receitas: todos os grandes clássicos (bombas, floresta negra, bolinhos macios, coulant, musses, tortas…) e as sobremesas da moda (macarons, verrines…), bem como sorvetes e guloseimas. Os livros estão disponíveis na Livraria Senac Ceará.

LEIA MAIS | Cursos preparam quem busca colocação no mercado de trabalho ou quer empreender