Novo cenário do mercado exige que empreendedores estejam alinhados com as demandas no que diz respeito às novas tecnologias; cursos ajudam na atualização (Foto: Shutterstock)

Com as mudanças na rotina da sociedade durante a pandemia, lojistas e consumidores encontraram alternativas de venda e consumo através do e-commerce. De acordo com pesquisa da Neotrust, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses de 2021, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para alcançar o público nesse mercado e atender às expectativas do consumidor, os empreendedores buscam cada vez mais ferramentas online que otimizem os processos. Pensando na adaptação nesse cenário de transformação digital, o Senac Ceará oferta os cursos remotos e ao vivo “Whatsapp Business Como Central de Atendimento” e “Marketing Digital para Iniciantes”. As inscrições podem ser feitas no site do Senac Ceará

Com início no dia 19 de julho, o curso “Whatsapp Business como Central de Atendimento” visa tornar os alunos aptos a configurar o aplicativo de mensagens para venda de produtos e serviços. Entre as possibilidades da ferramenta estão a utilização das funcionalidades em geral como catálogo, mensagens automáticas, listas de transmissão, rotulação de contatos (clientes, fornecedores, leads), configuração do status e de link curto, assim como a análise de métricas. Segundo dados do Whatsapp, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o aplicativo ajuda na comunicação com seus clientes e no crescimento de seus negócios. 

De acordo com Viviane Olive, consultora de produtos educacionais do Senac Ceará, não é de hoje que se discute sobre como as empresas precisam se adaptar, no entanto, a pandemia acelerou essa necessidade. “Se pudermos resumir o novo consumidor em uma palavra, com certeza é ‘conectado’. Ele está na internet, possui mais expectativas e é mais consciente e antenado. Diante disso, cabe às organizações e aos profissionais desenvolver estratégias que viabilizem a conexão com esse público e o atendimento das suas necessidades e expectativas”, explica.

Para alcançar esses objetivos, o curso “Marketing Digital para Iniciantes”, também com início em 19 de julho, apresenta aos participantes ferramentas e conceitos do marketing digital, seja para captação de clientes, relacionamento entre a empresa e seus públicos, seja para gerar experiências mais relevantes e fidelizar seus clientes ou ampliar os negócios. Durante o curso, também serão apresentadas as melhores práticas no desenvolvimento e implantação de ações digitais, voltadas a resultados.

“Essa é uma excelente oportunidade de atualização completa para todos que atuam mesmo que indiretamente com marketing, nas diferentes áreas de negócios e cargos, mantendo-os alinhados com as demandas do mercado no que diz respeito às novas tecnologias”, afirma Viviane.

LEIA MAIS | Cursos preparam quem busca colocação no mercado de trabalho ou quer empreender