Cuidados com idosos: uma mulher jovem, de cabelo preto e casaco de cor clara auxilia uma idosa de cabelo grisalho e camisa de cor vibrante a se locomover. A idosa segura no braço da mulher e ambas usam máscaras de proteção e parecem estar conversando.

Cuidados com idosos: além da questão física, o suporte familiar é um tema importante que consta na programação (Foto: Shutterstock)

Como grupo de risco, os idosos tiveram prioridade para receber as duas doses da vacina contra a Covid-19 – porém, mesmo com o processo de imunização completo, é preciso seguir com os protocolos que evitam a contaminação pelo coronavírus. “A eficácia das vacinas é alta no sentido de evitar hospitalização e morte, tanto que se observa uma queda nesses casos no Brasil com o avanço da vacinação. Porém, é preciso lembrar que ao envelhecer podem surgir outras condições de saúde e também o sistema imunológico vai se fragilizando. Então, todo cuidado é pouco”, alerta o consultor da área da Saúde do Senac Ceará, Inaldo Araújo.

Por isso, o Senac Ceará lança o curso remoto Cuidados com Idosos em Tempos de Covid-19, que ocorrerá de 13 a 22 de setembro de 2021, das 19h às 21 horas. O objetivo é ensinar técnicas de cuidados específicos em período de pandemia para que cuidem da pessoa idosa sob sua responsabilidade da melhor forma possível. Ao tomar conhecimento, o responsável vai “minimizar sua ansiedade na realização dos cuidados nas atividades da vida diária, para o qual não se sentem capazes, em todos os aspetos – incluindo o emocional, social e biológico”, ressalta o consultor.

Nas aulas, serão tratados assuntos como as vulnerabilidades da população idosa na pandemia, as medidas de prevenção do Covid-19 no ambiente domiciliar, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, e as intervenções necessárias diante de casos suspeitos ou confirmados. Partindo do conceito de saúde integral, que defende que para estar fisicamente saudável também é preciso estar bem psicologicamente, o curso aborda a importância das atividades cotidianas,  físicas e lúdicas no período de quarentena. O suporte social e familiar é outro tema importante que consta na programação.

O instrutor do curso Cuidados com Idosos em Tempos de Covid-19 é Francisco Lenival Alves do Carmo, do Senac Iguatu, enfermeiro graduado pela Universidade Vale do Salgado (Icó/CE) com experiência na atuação em assistência ao idoso em domicílio há mais de dez anos.

Vale destacar que as aulas do curso são online e ao vivo, o que permite maior interação com o instrutor.  Mais informações e inscrições: (85) 3270.5400 / site do Senac

LEIA MAIS | Prato Cheio: Granja São José se une ao Mesa Brasil na luta contra a fome