educação profissional: na imagem, pessoa peneirando farinha para fazer bolo

As turmas são todas presenciais e acontecem nas unidades de Fortaleza (Centro, RioMar e Reference), Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Maranguape e Quixadá. (Foto: Shutterstock)

Em novembro, o Senac Ceará oferta cursos de educação profissional para quem deseja aprender algo novo para agregar ao currículo, desenvolver habilidades e até para gerar renda extra no final do ano. Com a Black Friday, esses cursos ganham até 50% de desconto. As turmas são todas presenciais e acontecem nas unidades de Fortaleza (Centro, RioMar e Reference), Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Maranguape e Quixadá. Com valores a partir de R$ 77,00, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Senac.

Como instituição do Sistema Fecomércio que promove a educação profissional, o Senac Ceará oferta cursos para qualificar os trabalhadores do comércio em diversas áreas, de acordo com as demandas do mercado. Por isso, os cursos de novembro e dezembro são voltados para as áreas de Gastronomia, Saúde, Gestão, Beleza, Moda, Idiomas e Comércio. Confira alguns cursos da Black Friday Senac em diversas regiões do Ceará:

Fortaleza

Para quem está pensando em gerar renda extra nesse fim de ano, o mercado da Gastronomia é uma boa opção por dar um retorno rápido em vendas. De olho nas festas de final de ano, ainda há vagas para a turma de Preparação e Montagem de Ceia Natalina. Também estão com inscrições abertas e com desconto: Preparação de Tapiocas; Saladas e Grelhados; e Cozinha Italiana: Molhos e Massas.

O mercado da Beleza, que deve aquecer com a retomada dos eventos, demanda profissionais qualificados e que investem em constante aperfeiçoamento de técnicas e tendências. Para quem deseja começar a atuar na área, o curso de Design de Sobrancelhas não exige experiência anterior e o aluno já sai pronto para prestar esse serviço. Ainda há uma opção mais completa, incluindo o Embelezamento de Cílios.

A área de Gestão também é de fundamental importância para a sustentabilidade dos negócios, ainda mais agora na reabertura do comércio. Entre as turmas abertas no Centro constam Excelência no Atendimento; Básico em Contabilidade e Finanças; e Assistente Administrativo. Para profissionais e empreendedores da área da Moda e da Computação Gráfica, há os cursos de Modelagem Tridimensional e Modelagem 3D de Cenários, respectivamente.

No espaço Multifuncional da unidade do Senac no shopping RioMar Fortaleza, o foco é a geração de renda para o final do ano. Para profissionais e empreendedores da área da Beleza e da Moda, estão com matrículas abertas os cursos de Análise de Cor (Coloração Pessoal); Estratégias e Planos de Negócios de Moda; e Instagram para Pequenos Negócios Criativos. 

No espaço Gourmet, os interessados em atuar em um mercado em expansão podem começar pelo Básico em Cervejas: Cervejas Artesanais. Na área de Gastronomia, as oportunidades focam em pratos e doces que podem incrementar os menus de festas e negócios no final do ano, como Preparo de Risotos; Macarrons, Verrines e Petit Gateaux; e Bombons Clássicos Internacionais.

Para uma cidade turística como Fortaleza, o profissional ou prestador de serviço que atua na área de comércio, serviços e turismo, precisa dominar outros idiomas para atender aos visitantes que chegam ao Ceará pela capital. Nas demais áreas de atuação, seja para o mercado ou carreira acadêmica, o aprendizado de idiomas também se faz necessário. No Senac Reference, os cursos em oferta são de Inglês, Francês e Espanhol, nos mais diversos níveis. Os de nível básico também estão com preços promocionais na modalidade intensiva. 

Cariri

Para quem já fez os cursos de educação profissional de Bolos e Tortas e Cake Design, a unidade oferta o de Piping – Técnicas com Bico para Confeitar. Nesse aperfeiçoamento, o aluno aprende a preparar glacês para trabalhos com os mais diversos bicos de confeitar, várias utilizações de pontos e aplicações em bolos, seguindo as normas de higiene e manipulação de alimentos.

Cada vez mais as pessoas estão recorrendo às massagens relaxantes e terapêuticas na busca de qualidade de vida. No Senac Juazeiro do Norte, no bairro São Miguel, o curso de Massagem Relaxante ganha desconto na Black Friday. Para fazer o curso e começar a atuar na área de Estética e Bem-Estar, não é preciso ter curso nem experiência na área, apenas ter 18 anos e Ensino Fundamental completo.

Maranguape

Para costureiras, o curso Acertos e Consertos do Vestuário permite que a profissional se especialize e ofereça um serviço diferenciado. Outra possibilidade de empreender que não demanda alto investimento e tem retorno rápido, permitindo ainda o trabalho em casa para complementar o orçamento familiar.

Sobral

As festas e confraternizações de final de ano exigem menus elaborados e festivos, assim como os menus de negócios gastronômicos, para atrair clientes. Em Sobral, o Senac está com turmas abertas de educação profissional de Pratos à Base de Peixes e Frutos do Mar e de Doces Finos para Casamentos e Eventos. 

Iguatu

Nessa mesma proposta, o Senac Iguatu ensina os bolos de decoração moderna Drip Cake, Naked Cake e Bolos de Corte, para quem atua ou se interessa na área de confeitaria. Já na área de cozinha quente, a opção é Tortas e Quiches. A culinária é uma possibilidade para começar um pequeno negócio e ter lucro. Neste curso, o aluno aprende a preparar tortas salgadas, produzindo massas, recheios e coberturas diversas, para servir em festas e eventos.

Quixadá

Com a valorização da cultura alimentar e dos insumos locais, a Cozinha Regional ganha espaço e força dentro da Gastronomia. No Senac Quixadá, há curso com esse título na Black Friday. Já para quem deseja atuar na área da Beleza, a opção de curso básico com preço promocional é o de Escovista.  

Clique aqui para ver mais informações sobre os cursos no site do Senac.

LEIA MAIS | Fortaleza recebe feira sobre tendências do setor óptico