Mulher abrindo arara de roupas; autoconhecimento pode ser expressado através da moda

Entender seu estilo pessoal na moda facilita a escolha das roupas e pode ter efeito positivo na autoestima (Foto: Becca McHaffie/Unsplash)

Cinco perguntas que vão te ajudar a escolher como se vestir

Que a moda é uma forma de expressão não resta dúvida. Mesmo que você não elabore looks para cada ocasião, a escolha das roupas reflete sua identidade. A imagem pessoal também pode ser cuidadosamente construída e, se você deseja encontrar um ou mais estilos, saiba que o processo de autoconhecimento é mais importante do que acompanhar as tendências.

Você provavelmente já ouviu falar em categorias de vestuário: romântico, urbano, clássico, sexy e tantos outros. O que talvez não saiba é que não é necessário se encaixar em apenas um desses. A proposta do curso de Personal Stylist do Senac Ceará é de que existe pluralidade de conceitos, que variam conforme o momento de vida. Entender a relação da Psicologia com a Moda é um trunfo que tanto estilistas como leigos podem usar para compor o visual.

Para te ajudar a aprimorar a sua relação com as roupas e descobrir seu estilo pessoal, a designer de moda e instrutora do Senac Denise Tavares propõe analisar cinco aspectos: personalidade, rotina, cores, biotipo e estilo de roupa.

No construção de marca pessoal, a primeira pergunta é: o que você quer projetar?

“É preciso saber o que a pessoa de fato quer expressar perante a profissão ou na sua vida pessoal”, explica Denise. A definição do estilo parte dessas respostas sobre personalidade.

O segundo passo é avaliar a rotina antes de compor o guarda-roupa. “O que a pessoa faz e o tipo de roupa necessário para tais atividades e ocasiões”, aconselha.

Partindo para questões mais técnicas da moda, um personal stylist vai te ajudar a encontrar a cartela de cores que valoriza seu tom de pele, testando os tons mais frios, quentes e neutros.

A busca pelo estilo passa também pela valorização e autoestima com o próprio corpo.

“Quais as parte do corpo que a pessoa mais gosta e quer deixar em evidência?”, é a quarta pergunta proposta pela instrutora.

Na Moda, autoconfiança e conforto andam juntos, então a quinta etapa é identificar as roupas lhe trazem isso. “Qual o formato que você mais se sente confortável na hora de vestir”, direciona.

Para aprofundar todos esses conhecimentos, o Senac realiza em setembro mais uma edição do curso Personal Stylist. Voltado para profissionais da Moda, aborda conteúdos como biotipo, mercado de moda, comportamento, planejamento e organização do guarda-roupa, sustentabilidade, serviço de personal shopper, entre outros.