Livraria Senac: quem gosta de unir leitura e gastronomia, pode encontrar as duas paixões unidas no Senac Reference (Foto: Davi Pinheiro)

Muito mais que alimentar o corpo, algumas comidas têm o poder de alimentar a alma. E para quem ama cozinhar, aprender mais sobre pratos e ingredientes é quase tão prazeroso quanto degustar uma dessas delícias. Mas tudo isso fica ainda melhor quando pode ser feito ao mesmo tempo. Por isso, reunimos aqui cinco sugestões de comidinhas do Café Senac e livros da Livraria Senac Ceará que combinam perfeitamente. Todos eles podem ser encontrados no mesmo espaço, localizado no Senac Reference.

Culinária regional

A primeira dica é para quem gosta mesmo dos sabores da nossa terra. Feito com sorvete de tapioca e café expresso, o afogato cearense é uma forma inusitada de misturar dois sabores que são a cara do lanche da tarde no estado. Para completar, o menu degustação de bolos regionais traz sabores familiares com o toque profissional da cozinha do Café Senac.

E para quem quer se aprofundar na culinária regional não apenas do Ceará, mas de lugares do Brasil, a dica é o livro Repertório de Sabores: coletânea de receitas das semanas de gastronomia regional do Senac. Ele reúne 28 receitas de estados como Ceará, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Roraima.

Cozinha Vegetariana

Quem segue uma dieta sem carne animal sabe bem que comida vegetariana está longe de ser comida sem sabor. Entre as opções do Café Senac que provam bem isso está a Tex Mex Veg, uma crepioca com milho, guacamole, compota de tomate e tofu marinado com castanhas. Para acompanhar, a dica é o café com leite veg, que leva leite de castanha vaporizado e mel de rapadura.

Para quem quer ir além e conhecer a cozinha vegana, que não leva nenhum ingrediente de origem animal, o livro Cozinha da Thina apresenta os princípios e benefícios da culinária vegana. Além disso, ela traz mais de 60 receitas, além de dicas para facilitar a rotina e manter uma alimentação saudável e equilibrada à base de vegetais, frutas, sementes, fibras e grãos.

Culinária caipira

Um dos principais aspectos dessa cultura, a culinária caipira conquista corações e paladares em todo o Brasil. Para quem não abre mão dessas delícias, a dica é saborear um caprichado cuscuz com galinha caipira desfiada ao molho, requeijão e cheiro verde. Para acompanhar, uma cajuína tradicional do Nordeste.

A essência e as histórias dessa culinária são a base do livro A Cozinha Caipira do Chico Bento. Nele, o personagem da Turma da Mônica mostra o universo de uma culinária em que os produtos do campo, ao seu natural, prevalecem, mostrando a riqueza de uma gastronomia baseada em séculos de costumes da vida rural.

Para quem ama chocolate

Um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo, o chocolate também merece um espaço de destaque. O ingrediente pode fazer parte das receitas mais simples e conhecidas até as mais inovadoras. Quem adora provar um prato diferente com essa delícia precisa conhecer o brigadeiro frito do Café Senac, uma versão empanada do doce mais querido do Brasil. Outra dica é o frappuccino com brigadeiro.

Toda a versatilidade do ingrediente é explorada no livro 100% Chocolate, que traz 30 receitas, incluindo doces tradicionais, como petit gâteau e macaron, e trazendo diversas combinações para valorizar ainda mais o sabor tão marcante.

Requinte e conforto na xícara

Se há quem não dê muita importância para eles, os chás também são queridinhos de um público cada vez maior. Com sabores e versões que podem ajudar a relaxar, dar energia ou simplesmente encantar o paladar, a bebida milenar faz parte de diversas culturas e também está na rotina de milhares de brasileiros. O Café Senac tem sabores especiais da bebida em versões quentes ou geladas. Alguns deles são o chá branco com raspas de limão siciliano, laranja e tangerina, o chá preto com nibs de cacau torrado e o chá gelado de maracujá com raspas de tangerina e suco de laranja.

Todo o universo dos chás, seu papel em culturas como as da China, Japão, Argentina e Brasil, além das diversas técnicas que envolvem a bebida, estão no livro Chá: Ritual e Benefícios. A obra faz uma viagem ao redor do mundo para desvendar os segredos que envolvem a fabricação e degustação dos chás.

Para saber mais sobre esses e outros livros, visite o site da Livraria Senac Ceará.