Receitas de Natal: com um avental vermelho quadriculado e uma camisa de flanela xadrez verde, um homem prepara uma receita de ave em uma mesa. Na imagem também há muitos ingredientes, como folhas, azeites e grãos.

Receitas de Natal: cursos são uma boa pedida para quem quer aproveitar a data para ganhar uma renda extra (Foto: Shutterstock)

Há quem pense que todo Natal é igual, mas para quem gosta de cozinhar e tem criatividade para inovar à mesa, a festa pode ser uma oportunidade para surpreender a família com um menu diferente e delicioso. Muito além do tradicional peru assado, acompanhamentos diferentes e outras opções de prato principal podem tornar a ceia mais sofisticada e agradar até os paladares mais exigentes.

De olho em quem já está se preparando para este momento, o Senac Ceará está oferecendo cursos que ensinam desde as receitas para a ceia até como harmonizar os pratos e, ainda, como fazer doces temáticos para a festa.

A partir do dia 29, começa o curso “Preparação e montagem de ceia natalina“. Nele, os alunos irão aprender a preparar entradas e pratos principais especialmente pensados para a festa, além de aprender a montar um menu para a ocasião. O curso ainda aborda as boas práticas de manipulação de alimentos, fundamentais para garantir a saúde e a durabilidade das preparações.

Entre as receitas que serão ensinadas no curso estão: patê de tomate seco, pão natalino, bacalhau gratinado, salada quente de penne e arroz com lentilhas. Também serão abordados os pratos mais tradicionais para a data, como chester recheado e peru natalino. O curso tem duração de uma semana e deve ser ofertado tanto no Senac Centro como no Reference.

Para quem dispõe de menos tempo, o Senac RioMar oferece neste final de semana (27 e 28) dois cursos com essa temática. No sábado à tarde, acontece o curso “Ceia natalina: preparando e harmonizando meu menu“, que também vai abordar receitas para a festa e como combiná-las. Já no domingo é a vez de aprender a fazer doces, no curso “Guloseimas a base de chocolate para o Natal“. 

Além de aprender a fazer a própria festa, os cursos são uma boa pedida para quem aproveita a data para ganhar uma renda extra, seja fazendo ceias por encomenda ou, por exemplo, vendendo doces decorados. 

Clique aqui para ver informações sobre esses e outros cursos do Senac Ceará.

LEIA MAIS | Especialista ensina dicas e truques de automaquiagem