Dicas de presentes: a foto mostra uma embalagem sendo feita por um par de mãos brancas em cima de uma mesa de madeira.

Bazar acontece até 22 de dezembro no Senac Reference, e de 6 a 10 de dezembro no Senac Centro (Foto: Shutterstock)

Dezembro está começando e, com ele, a sexta edição do Bazar de Natal da Livraria Senac Ceará, trazendo opções de publicações nas mais diversas áreas com até 80% de desconto. O bazar acontece até 22 de dezembro no Senac Reference, e de 6 a 10 de dezembro no Senac Centro. A livraria conta com um acervo das editoras Senac e Edições Sesc nas áreas de arquitetura, artes, comunicação, administração e negócios, gastronomia, turismo, desenvolvimento social, design e moda, dentre outros temas. A dica é presentear de acordo com o perfil ou área de atuação do seu amigo ou familiar. Veja as dicas de presentes da gerente da Editora Senac, Denise de Castro.

Para os amantes da culinária

Com 70% de desconto, a publicação “Culinária amazônica: o sabor da natureza”, da Editora Senac, apresenta um retrato contemporâneo e ao mesmo tempo tradicional da cozinha amazônica, proporcionando ao leitor uma saborosa viagem através da história de nossa sociedade e cultura.

Já em “Pantanal: sinfonia de sabores e cores”, Arthur Bosisio conta a história desse paraíso entre Cordilheira e o Cerrado, por meio da sua culinária, apresentando um ensaio sobre as “delícias que vêm de Xarayes”, e receitas típicas da região. O livro traz, ainda, belas fotografias em locações da Estância Ecológica, e está com 60% de desconto.

A publicação “Além da peixada e do baião: histórias da alimentação no Ceará”, organizada por Valéria Laena, Domingos Abreu e Maria de Fátima Farias de Lima, chega ao bazar pela metade do preço. Os textos giram em torno do preparo de pratos comumente feitos no Ceará. Além dos pratos típicos, já conhecidos, apresenta receitas e alimentos importantes em uma região do Estado e por vezes desconhecidos em outra. Segredos de uma cozinha de uso frequente dos moradores do local que são agora compartilhados. São registros da diversidade de preparos alimentares, da criatividade dos atores sociais, das astúcias na privação, das inovações culinárias, das memórias e tradições de um Ceará que se reconhece em padrões culinários próprios, para além da homogeneização tão comum nos dias de hoje.

Para quem é da moda, design e artesanato

O livro “Desenho de fibra: artesanato têxtil no Brasil” está com 50% de desconto no Bazar de Natal da Livraria Senac Ceará. Esse mostra a trajetória profissional de Renato Imbroisi como consultor em design de artesanato, por meio de seus relatos sobre parcerias bem-sucedidas com artesãos têxteis. Os projetos apresentados pelos autores Maria Emilia Kubrusly e Renato Imbroisi, são representativos de todas as regiões do Brasil.

O livro “Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável” também ganha 50% de desconto. A obra é um registro desse ofício nos séculos XIX e XX e traz também entrevistas concedidas por profissionais que atuam em áreas distintas da alfaiataria no Brasil e no exterior. O especialista em moda Eduardo Motta nos conduz pelos meandros da alfaiataria, terreno alimentado por muitas histórias e minado por atritos entre a tradição e a inovação.

Para quem quer aprender a fazer drinks

Técnicas e dicas aprendidas atrás dos melhores balcões de bar do mundo e que não são encontradas em qualquer literatura, principalmente na língua portuguesa, estão no livro “Mixologia: o universo do bartender cientista”, de Victor Quaranta e Henrique Ferrera. O leitor vai aprender o porquê e a forma de fazer drinks de um dos mais criativos bartender e mixologista do mercado, o Victor Quaranta.

Toda essa ciência fica ainda mais divertida quando se trata de observar a coquetelaria com um olhar romântico, pois a gastronomia líquida, para um mixologista, é ciência e paixão. A profissão será discutida com um olhar filosófico, a partir de observações sobre como os principais bartenders de todo o mundo estão inovando e o que estão trazendo de novo para o mercado, seja como tendência, técnica, experiência ou ingredientes. No bazar, o livro ganha 50% de desconto.

Clique aqui e veja esses e outros títulos disponíveis no bazar no site da livraria.

LEIA MAIS | Chega de arroz com passas! Aprenda receitas novas para o Natal